Hospital de Canoas está 30 dias sem morte por coronavírus

Dados são fornecidos pela equipe do Núcleo Epidemiológico da instituição

CLIQUE AQUI para receber as notícias do WhatsApp

O uso de máscaras, a higienização constante das mãos e o esquema vacinal completo são estratégias reforçadas junto à população pelas equipes de saúde, evitando a contaminação da covid-19. Todo esse esforço de conscientização pode ser percebido na queda dos números de óbitos.

Conforme o Núcleo de Epidemiologia do Hospital Universitário de Canoas (HU), faz 30 dias, desde o dia 19 de janeiro, que não existe registro de morte por covid-19 na casa de saúde.

Desde o dia 30 de novembro de 2022, quando foi identificada uma nova onda decorrente de subvariantes, o HU intensificou o monitoramento da covid e organizou uma área de isolamento na internação adulto. Além disso, foi adotado como cuidado a suspensão das visitas para os pacientes por tempo indeterminado.

Em dezembro de 2022, o Hospital Universitário de Canoas contabilizou 113 pacientes notificados e investigados e cinco óbitos por covid. Número que caiu em janeiro deste ano, quando foram registrados 40 pacientes notificados e investigados, sendo quatro óbitos.

A enfermeira coordenadora do Controle de Infecção Hospitalar do HU, Michele Feltrin, comemora a redução dos casos, mas lembra a importância das pessoas manterem os cuidados, principalmente durante o carnaval, quando ocorrem mais aglomerações. O uso de máscaras, a higiene das mãos com água e sabão ou álcool gel 70, e completar o esquema vacinal seguem sendo medidas que colaboram para evitar contaminações.

“Lembramos também que o controle de Infecção está atento à higiene de mãos e o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como avental, luvas e máscara entre os profissionais que atuam no atendimento aos pacientes covid”, frisa Michele.

Vacinação continua em Canoas
A Prefeitura de Canoas, através da Secretaria Municipal de Saúde, disponibiliza de segunda a sexta-feira nove Unidades de Saúde e a Central de Vacinas imunizando a população contra o vírus. Nos sábados, a Cebtral de Vacinas e a unidade Santa Isabel também abrem para aplicar doses.

Mais detalhes podem ser conferidos acessando www.canoas.rs.gov.br, com informações diárias sobre a vacinação.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!