Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas homenageia Ruy Barbosa

Em seu centenário de morte, Ruy Barbosa será homenageado durante o VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, que será realizado entre os dias 1º e 3 de março, no Hotel Deville Prime, em Salvador. Com o tema “Desenvolvimento e controle: um diálogo a favor da cidadania”, o evento será promovido conjuntamente pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), com apoio institucional das entidades representativas do Sistema de Controle Externo.

Reunindo palestrantes do Brasil e de outros países, o encontro vai trazer pesquisas científicas, oficinas e cursos voltados à produção, difusão de conhecimento e intercâmbio entre gestores e servidores públicos, integrantes de Tribunais de Contas, especialistas em Governança e Políticas Públicas, professores e estudantes.

A melhoria contínua da gestão pública através da apresentação de estudos sobre avaliação das políticas públicas é o principal objetivo do Congresso, que vai também proporcionar compartilhamento e intercâmbio de experiências entre profissionais da área, uma oportunidade única para o aprimoramento do conhecimento a partir de vivências nacionais e internacionais.

Entre os temas da programação estão a importância do controle externo no fortalecimento das instituições, a partir da aferição do efetivo impacto das políticas públicas e das entregas feitas à sociedade, com integridade e transparência; a qualidade das políticas públicas; assuntos relacionados ao controle e ao desenvolvimento econômico, social ou ambiental; ao controle e à tecnologia a favor da cidadania; às compras públicas e ao desenvolvimento local; e à Agenda ESG (Environmental, Social and Governance).

“Homenagear Ruy Barbosa é especialmente honroso e gratificante para nós, que exercemos a missão de zelar pela boa aplicação dos recursos públicos, fiscalizando e orientando a ação dos governantes. Ocasiões como a realização desse tão importante evento são fundamentais para que possamos ressaltar, para as novas gerações, a importância de não deixar cair no esquecimento exemplos como os que o grande e multifacetado jurista baiano nos proporcionou”, declararam os presidentes do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Edilberto Pontes; do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, conselheiro Marcus Vinicius de Barros Presidio; do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, conselheiro Plínio Carneiro da Silva Filho; da Atricon, Conselheiro Cezar Miola; e do CNPTC e ABRACOM, Conselheiro Joaquim Alves de Castro Neto, em comunicado conjunto.

As inscrições para o Congresso são gratuitas e podem ser feitas por meio do site, que traz a programação completa: https://viii1674043606843.site.digitevent.com/pt/

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!