BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Prefeito Nedy prepara ofensiva para combater o crime organizado na cidade

A tĂĄtica serĂĄ investir no combate Ă  violĂȘncia atravĂ©s de vĂĄrias frentes de atuação.

Prepcupado com a crescente no nĂșmero de mortes violentas em Canoas, o prefeito Nedy de Vargas de Marques se reuniu com a Secretaria Municipal de Segurança PĂșblica e Defesa Civil (SMSPDC) na Ășltima quinta-feira (23). A tĂĄtica serĂĄ investir no combate Ă  violĂȘncia atravĂ©s de vĂĄrias frentes de atuação.

Uma delas Ă© o programa Canoas Cidade do Cuidado, que consiste em um sistema integrado de prevenção Ă s violĂȘncias e de acesso a direitos. Mas nĂŁo deve parar por aĂ­.

A criação de um sistema que integre ainda mais a base de dados das secretarias para uso de inteligĂȘncia e a abertura de um novo Centro de Acesso a Direitos (CAD), no bairro Rio Branco, sĂŁo as principais novidades. “Segurança nĂŁo se faz apenas com policiamento nas ruas, mas tambĂ©m com inteligĂȘncia e planejamento para prevenirmos o crime. Para isso, precisamos cuidar da população, oferecendo acolhimento, proteção e oportunidades para evitar que as nossas crianças e jovens ingressem no mundo do crime. Esse Ă© o foco do nosso programa Canoas Cidade do Cuidado”, disse o prefeito.

Coordenado pela SMSPDC, o programa Ă© um guarda-chuva para todas as iniciativas e serviços oferecidos por todas as secretarias do MunicĂ­pio. “Dessa forma, queremos unir esforços de todas as secretarias que auxiliam os canoenses em vulnerabilidade social para realizarmos um trabalho mais eficiente em relação Ă  prevenção ao crime, tendo como base o perfil das pessoas que sĂŁo presas ou assassinadas no RS”, disse o secretĂĄrio de Segurança PĂșblica de Canoas, Cel. Marcelo Pitta.

Perfil das mortes violentas

Com dados da Segurança PĂșblica de Canoas e do RS, um perfil dos assassinados e dos presos do Estado foi traçado, constatando que mais de 54% dos assassinados sĂŁo egressos do sistema prisional, 70% sĂŁo evadidos do ensino mĂ©dio e mais de 86% possuĂ­am antecedentes criminais. “Percebemos que sĂŁo pessoas que estĂŁo vulnerĂĄveis socialmente e que, em sua maioria, abandonaram a escola e os estudos, se aproximando do crime como forma de obter ganho financeiro”, destacou o secretĂĄrio Pitta.

“Por isso a importĂąncia de termos um sistema interligado, para quando colocarmos o nome de um cidadĂŁo sabermos sua trajetĂłria dentro dos serviços pĂșblicos de Canoas e auxiliarmos oferecendo tudo o que podemos, seja para a conclusĂŁo dos estudos, atravĂ©s do EJA, por exemplo, ou do acesso Ă  cursos profissionalizantes, cestas bĂĄsicas, entre outros. Tudo o que for possĂ­vel para afastar a pessoa da marginalidade e do crime. Caso contrĂĄrio, olhando as estatĂ­sticas, sabemos que o que restarĂĄ serĂŁo dois caminhos: a prisĂŁo ou a morte, e Ă© isso o que queremos evitar com o ‘Canoas cidade do cuidado’”, completou. 

Mais açÔes estão previstas

A recomposição do ComitĂȘ Integrado de Prevenção, ĂłrgĂŁo estratĂ©gico de gestĂŁo intersetorial do programa, o lançamento de um hotsite com as informaçÔes do programa para a população e a criação da lei que institui o programa na cidade estĂŁo entre as açÔes propostas ao prefeito em exercĂ­cio para aperfeiçoamento do programa.

Outra atividade importante, no eixo de capacitação dos serviços, acontecerå nos dias 24 e 30 de março, em atividade conjunta com a Secretaria Municipal de Educação (SME) para a qualificação dos protocolos de encaminhamento entre as Escolas Municipais, os Conselhos Tutelares e os Centros de Acesso a Direitos (CADs).

Perfil das mortes violentas no RS:
54,5% das mortes no RS sĂŁo de regressos do sistema prisional;
70% do sistema carcerårio são de evadidos do ensino médio;
75% dos jovens vitimados nĂŁo concluĂ­ram ensino fundamental;
86,4% possuĂ­am antecedentes criminais; e
65,6% tiveram o primeiro antecedente apĂłs perda do vĂ­nculo escolar.

Outros fatores de risco:
– ViolĂȘncia intrafamiliar
– Vulnerabilidade social

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

O Presidente Lula vem ao Rio Grande do Sul na prĂłxima quinta-feira (2). A informação foi divulgada pelo governador Eduardo Leite durante entrevista coletiva na tarde desta quarta (1Âș).

Lula vem ao Rio Grande do Sul na prĂłxima quinta

O Presidente Lula vem ao Rio Grande do Sul na prĂłxima quinta-feira (2). A informação foi divulgada pelo governador Eduardo Leite durante entrevista coletiva na tarde desta quarta (1Âș).
dengue em canoas

Dengue em Canoas: Prefeitura pede que MinistĂ©rio de SaĂșde mude critĂ©rio e mande vacinas...

A Prefeitura de Canoas encaminhou nesta sexta-feira (26) um ofĂ­cio ao MinistĂ©rio da SaĂșde solicitando mudanças nos critĂ©rios para distribuição das vacinas contra a dengue. O municĂ­pio pede que seja levado em conta o nĂșmero de casos confirmados e o de Ăłbitos.
BOLSONARO ELEIÇÕES CANOAS

Bolsonaro deverå vir para Canoas apoiar candidatos do partido nas eleiçÔes municipais

Os vereadores de Canoas Airton Souza e Abmael Almeida estiveram com o ex-presidente Jair Bolsonaro na sede do Partido Liberal (PL), em BrasĂ­lia, na Ășltima quarta-feira (24). A certeza de ambos Ă© que Bolsonaro terĂĄ atenção especial com a cidade e deve vir durante as eleiçÔes para apoiar os candidatos da sigla.
CANOAS

Jefferson Otto Ă© o novo lĂ­der do governo Jairo Jorge na CĂąmara de Vereadores...

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD) anunciou a nomeação do vereador Jefferson Otto (PSD) como líder do governo na Cùmara de Vereadores. O parlamentar sucede o vereador Emílio Neto (PT) no cargo
Emenda 500mil

Hospital em Canoas ganha emenda de R$ 500 mil

O Hospital UniversitĂĄrio (HU) de Canoas ganhou nesta segunda-feira (22) uma emenda de R$ 500 mil. Os recursos sĂŁo do gabinete do Senador Hamilton MourĂŁo (Republicanos).
error: ConteĂșdo protegido!