BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

CANOAS | Guarda Municipal alerta estudantes sobre crimes e riscos presentes nas redes sociais

O projeto iniciou ano passado, abrangendo todas as escolas municipais.

Nesta terça-feira (28), a palestra da Ronda Escolar, promovida pela Guarda Municipal de Canoas, esteve na EMEF Assis Brasil, bairro Mato Grande. A iniciativa da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Civil abordou com as turmas os riscos e responsabilidades no uso das redes sociais.

O coordenador do projeto, Paulo Gonzaga, destaca os tópicos abordados na palestra. “Viemos falar sobre o bom uso das redes sociais, alertando sobre as consequências do uso indevido desses meios de comunicação e entretenimento, apresentando a parte legislativa e criminal, como também alertas sobre os perigos que podem ser encontrados neste ambiente”, explica. 

O projeto iniciou ano passado, abrangendo todas as escolas municipais. A ação da GM na escola Assis Brasil vem sendo periódica, trazendo bons resultados para os alunos, como relata o diretor Leandro Mello Lemos. “Foi um pedido nosso depois de um incidente com uma página no Instagram que aconteceu a pouco tempo. Então, solicitamos o apoio da Guarda Municipal e adotamos uma medida preventiva”, relata. 

Programa Canoas Cidade do Cuidado

A Secretaria de Segurança Pública também retomou o Registro de Ocorrências de Violência da Escola (Rove). O objetivo do sistema é identificar as características das violências junto às escolas de Ensino Fundamental da rede pública para que seja possível desenvolver ações e políticas públicas de prevenção.

O sistema de acompanhamento faz parte do programa Canoas Cidade do Cuidado, que inclui mecanismos de prevenção e acolhimento às crianças e adolescentes que se encontram envolvidos de alguma forma em situações de conflito.

Violência escolar

A violência escolar pode ser considerada como os atos ou ações de comportamentos agressivos e antissociais, incluindo os conflitos interpessoais, danos ao patrimônio, atos criminosos, marginalizações, discriminações, entre outros praticados entre a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, familiares e estranhos à escola) no ambiente escolar.

Em caso de denúncias ou emergências, a comunidade canoense pode ligar pelo telefone 153 ou enviar mensagem de WhatsApp pelo número (51) 9 9930-14751.

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

O Presidente Lula vem ao Rio Grande do Sul na próxima quinta-feira (2). A informação foi divulgada pelo governador Eduardo Leite durante entrevista coletiva na tarde desta quarta (1º).

Lula vem ao Rio Grande do Sul na próxima quinta

O Presidente Lula vem ao Rio Grande do Sul na próxima quinta-feira (2). A informação foi divulgada pelo governador Eduardo Leite durante entrevista coletiva na tarde desta quarta (1º).
dengue em canoas

Dengue em Canoas: Prefeitura pede que Ministério de Saúde mude critério e mande vacinas...

A Prefeitura de Canoas encaminhou nesta sexta-feira (26) um ofício ao Ministério da Saúde solicitando mudanças nos critérios para distribuição das vacinas contra a dengue. O município pede que seja levado em conta o número de casos confirmados e o de óbitos.
BOLSONARO ELEIÇÕES CANOAS

Bolsonaro deverá vir para Canoas apoiar candidatos do partido nas eleições municipais

Os vereadores de Canoas Airton Souza e Abmael Almeida estiveram com o ex-presidente Jair Bolsonaro na sede do Partido Liberal (PL), em Brasília, na última quarta-feira (24). A certeza de ambos é que Bolsonaro terá atenção especial com a cidade e deve vir durante as eleições para apoiar os candidatos da sigla.
CANOAS

Jefferson Otto é o novo líder do governo Jairo Jorge na Câmara de Vereadores...

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD) anunciou a nomeação do vereador Jefferson Otto (PSD) como líder do governo na Câmara de Vereadores. O parlamentar sucede o vereador Emílio Neto (PT) no cargo
Emenda 500mil

Hospital em Canoas ganha emenda de R$ 500 mil

O Hospital Universitário (HU) de Canoas ganhou nesta segunda-feira (22) uma emenda de R$ 500 mil. Os recursos são do gabinete do Senador Hamilton Mourão (Republicanos).
error: Conteúdo protegido!