21.2 C
Canoas
22 de dezembro de 2024

Mestre Dindo de Canoas recebe Berimbau de Ouro para coroar trabalho social de persistência e resistência

Dindo começou a trajetória na capoeira na década de 80 em Canoas

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

José Rodolfo Carrinho Viana, mais conhecido como Mestre Dindo, embarca na tarde desta quarta-feira (1°) para receber o Berimbau de Ouro em Salvador. O prêmio vem para coroar um trabalho social marcado pela persistência e resistência.

Dindo começou a trajetória na capoeira na década de 80 em Canoas. Os primeiros passos foram com o Mestre Macaô em 1981. Porém, em 83, o primeiro professor retornou para a sua terra natal e desde então o premiado está sob os ensinamentos do “Mestre Nô”. Em 1986, ele começou a dar aulas de capoeira para a comunidade dos bairros Estância Velha e Guajuviras.

Trabalho social há mais de 35 anos

Desde a invasão do Guajuviras, José abriu a sua escola de capoeira no bairro e nunca mais parou de ensinar. Atualmente, ele soma mais de 500 alunos nas cidades de Canoas, Araricá, Esteio, Garibaldi, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Sapucaia do Sul e em cidades de Santa Catarina.

Além disso, a capoeira do Mestre Dindo rompeu fronteiras. Ele ministrou aulas na Inglaterra, Itália, Uruguai e até na Rússia.

Para manter o trabalho social, José trabalha como vigilante porque quase não recebe ajuda de órgãos públicos. Fora do expediente ele se dedica a dar aulas em comunidades carentes. “Já perdi as contas de quantas crianças tirei de situação de vulnerabilidade social”, afirma.

Influência nas ruas

Mestre Dindo é um dos realizadores de rodas de capoeira nas ruas de Canoas. Na rotina dele, estão várias. São elas: roda do Calçadão de Canoas que ele realiza há mais de 27 anos; roda da Avenida 17 de Abril no Guajuviras; roda da passarela da Estação Mathias Velho do Trensurb, e a roda da Prainha do Paquetá no dia 2 de fevereiro.

Porém, tem uma roda que é especial: a do mês da consciência negra que dura 10 horas e marca também o aniversário do mestre.

Tradição

Lembra do “Mestre Nô” do início da reportagem? O Mestre Dindo é o aluno mais velho em atividade no Grupo de Capoeira Angola Palmares. Ele coordena um grupo que tem, atualmente, sete mestres de 1ª grau formados recentemente, três contramestres e 10 professores.

Todas as formações do grupo são frutos de um árduo trabalho social de resistência e persistência. Nas comunidades, ele leva o seguinte lema: “Capoeira sem preconceito, Capoeira na Roda e Capoeira na Vida.”

Berimbau de Ouro

O prêmio é dado para quem se destaca em projetos sociais e ações que elevam a arte da capoeira como esporte e cultura afro. O evento acontece entre os dias 2 e 5 de março em Salvador, na Bahia. A cidade é conhecida como a capital mundial da capoeira.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!