2ª Pré-conferência de Saúde reúne mais de 100 pessoas em Canoas

Um dos objetivos da Pré-conferência é de aproximar o poder público para ouvir a população em suas demandas específicas

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Na manhã desse sábado (04), ocorreu a 2ª Pré-conferência em preparação à 8ª Conferência Municipal de Saúde de Canoas. O evento aconteceu na Emef Thiago Würth, no bairro Mathias Velho. O debate regional do Quadrante Noroeste contou com a participação de 150 canoenses, entre moradores, profissionais e gestores da saúde.

A comunidade presente discutiu e elaborou propostas sobre quatro eixos temáticos: “A Canoas que temos. A Canoas que queremos”; “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas”; “Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”; e, ainda, “Amanhã será outro dia para todos”.

Um dos objetivos da Pré-conferência é aproximar o poder público para ouvir a população em suas demandas específicas, como explica o secretário municipal de Saúde, Aristeu Ismailow. Ele enfatiza que é fundamental a participação da sociedade para a construção das políticas públicas para saúde. “A partir das quatro pré-conferências regionais faremos a nossa Conferência Municipal, que elegerá os temas e os delegados que representarão Canoas para as Conferências Estadual e Nacional”, explicou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mário Dhein, os debates estão trazendo boas propostas, correspondendo com a realidade de Canoas. “Os moradores estão trazendo as reivindicações dos bairros de acordo com a realidade de cada um, o que é muito positivo. Todos estão de acordo em defender e propondo o fortalecimento do SUS”, destacou.

Foi para defender a ampliação de políticas públicas no bairro Mathias Velho que a moradora e metalúrgica Marisa Rodrigues participou da pré-conferência. “Aqui, eu tenho voz, aqui é o momento de defender a nossa saúde. Todos devem aproveitar e participar deste momento de construção coletiva”, enfatizou.

Já do bairro Guajuviras, a professora Rosinei Silveira, também destaca a importância do evento para a cidade. “Nós, que somos professoras, conhecemos e vivemos nos bairros e enxergamos muitos problemas, principalmente das crianças e jovens, precisamos olhar e defender a saúde dos pequenos”, explicou.

Próximas Pré-conferências
Horário: das 8h30 às 12h

Região Sudoeste: dia 11 de março, na escola Polivalente – rua Pistóia, n° 664, no bairro Rio Branco.

Região Sudeste: dia 18 de março, na escola La Salle Niterói, na rua Tamoio, n° 821, no bairro Niterói.

Saiba mais:
A 8ª Conferência Municipal da Saúde de Canoas tem abertura dia 31 de março e é realizada no dia 1º de abril, no Auditório da Universidade La Salle. O tema de 2023 é “Garantir os direitos e defender o SUS, a vida e a democracia: amanhã vai ser outro dia”.

O evento tem como objetivo debater os problemas e as soluções para a saúde do Município através da participação popular e cidadã, junto com os profissionais, gestores e prestadores de serviços.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!