Mais de 50 famílias de Canoas ganham escrituras de terrenos

A ação fez parte das atividades programadas pela Prefeitura de Canoas para o Dia Internacional da Mulher

CLIQUE AQUI no receba as notícias no WhatsApp

Na noite dessa quarta-feira (08), 56 famílias da comunidade Santo Operário receberam as escrituras de seus lotes, após a conclusão do processo de regularização fundiária. A cerimônia ocorreu no salão paroquial da Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A ação fez parte das atividades programadas pela Prefeitura de Canoas para o Dia Internacional da Mulher e contou com a presença do prefeito em exercício, Dr. Nedy Marques, secretários municipais e autoridades locais.

A ansiedade estava no rosto de cada um dos 56 participantes para obter os documentos disponibilizados pelaSecretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) e pelo Registro de Imóveis de Canoas. Para os participantes, Dr Nedy lembrou da sua juventude, quando o bairro era apenas um grande campo. O prefeito destacou que foi legítima a necessidade das pessoas em ter um local para morar. “Por anos, os moradores do Santo Operário lutaram de forma contínua e tranquila para ter reconhecida a posse. Sou advogado e a lei prevê, nesses casos, o direito de propriedade. Este documento é a dignidade das famílias que construíram suas vidas aqui. E nós da Prefeitura, apenas fizemos a nossa parte e garantimos que a justiça fosse feita”, explicou.

A luta pelo direito de posse das propriedades da comunidade Santo Operário começou no ano de 2014, como lembrou a secretária da SMDUH, Joceane Gasparetto. “Foi um grande desafio. São mais de três mil lotes aqui e muitos não acreditavam que pudéssemos conseguir a regularização. Ainda restam 700 que não buscaram resolver essa situação. Por isso, vamos fazer um plantão aqui, nos dias 14, 15 e 16 de março para abrir novos processos e se depender de nós da Prefeitura, todos terão direito de garantir suas escrituras”, revelou a secretária.

Já são mais de 40 anos de história no bairro, como lembra a cozinheira, Cinara Conceição dos Santos, que mora na rua Santo Antônio. Ela lembra que foram décadas de luta para chegar no dia da entrega da escritura. “Era o sonho da minha mãe e do meu pai ter reconhecida a nossa propriedade. Hoje, eles não estão mais conosco e eu fico emocionada de ver que o sonho deles se realizou. É um dia muito feliz para mim e para meus irmãos”, contou.

Com o mesmo tempo vivendo no bairro, Natalícia Bones de Mello, disse que soube que a SMDUH estava fazendo a regularização e foi em busca informações. “Faz três meses que eu estive na Secretaria e levei os documentos que me pediram. Me atenderam rápido. Hoje estou aqui, feliz porque eu posso dizer que a minha casa é minha, de verdade”, explicou.

Plantão

Nos próximos dias 14, 15 e 16, uma equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação estará na Comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na Rua Negrinho Santos, n° 1263, recebendo a documentação das famílias que querem dar início à regularização fundiária. 

Os documentos necessários para a regularização são: RG, CPF, comprovante de endereço e ainda, o comprovante de estado civil.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!