Prefeitura de Nova Santa Rita entrega absorventes para 700 alunas da rede pĂșblica de ensino

VĂŁo receber alunas dos anos iniciais, finais e EJA

CLIQUE AQUI para receber as notĂ­cias no WhatsApp

A Prefeitura de Nova Santa Rita deu inĂ­cio ao Projeto de Dignidade Menstrual na Ășltima quinta-feira (9) na Escola Municipal Victor Aggens, no bairro Berto CĂ­rio. SerĂŁo distribuĂ­dos absorventes para cerca de 700 alunas dos anos iniciais, finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Conforme o prefeito Rodrigo Battistella, no mĂȘs da mulher, mais uma polĂ­tica pĂșblica “extremamente necessĂĄria” foi anunciada pela Administração. “Nosso lema aqui Ă© cuidar das pessoas, olhamos para todos(as) de forma igualitĂĄria e, nada mais importante, que as meninas/adolescentes/mulheres tenham direito Ă  dignidade mestrual, isto Ă©, ter acesso a produtos e condiçÔes de higiene adequados”.

O projeto, proposto pela vereadora, professora Ieda Bilhalva, tem como principal proposta a iniciativa de que as meninas saibam e entendam que a menstruação Ă© um processo natural que ocorre com milhĂ”es de pessoas no mundo inteiro, o tempo todo. “Ela nĂŁo precisa ser um motivo para que as meninas deixem de ir Ă  escola ou atĂ© mesmo de praticar um esporte ou atividade que gosta”, salienta o lĂ­der do Executivo.

Pode reduzir a evasĂŁo escolar

Em enquete realizada pelo Unicef com pessoas que menstruam, 62% afirmaram que jå deixaram de ir à escola ou a algum outro lugar de que gostam por causa da menstruação, e 73% sentiram constrangimento nesses ambientes.

Para Maria Rita Feijó, secretária de educação e que por muitos anos atuou na sala de aula, a iniciativa vai evitar a evasão escolar. “Muitas nos procuravam – e ainda procuram os educadores(as) – para solicitar absorvente. Sabemos que muitas garotas não possuem acesso ao absorvente e deixam de praticar atividades simples do dia a dia, devido a isso. Agora, todas terão nas suas escolas, à disposição”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!