UniGoyazes leva conhecimento Ă  comunidades no Projeto RONDON

O Centro Universitário UniGoyazes, localizado em Trindade, Goiás, está participando do Projeto Rondon, uma iniciativa histórica de extensão universitária que visa promover ações nas áreas de educação, saúde e tecnologia em comunidades de Goiás e Minas Gerais. A participação da UniGoyazes é motivada pelo anseio de levar conhecimento e tecnologia para as comunidades envolvidas, com o objetivo de promover o desenvolvimento e o progresso nessas localidades. As localidades abrangidas têm demonstrado comprometimento e envolvimento nas ações conduzidas pelos docentes e estudantes da instituição.

Durante a Operação Lobo-Guará, que teve início em 19 de janeiro e segue até 4 de fevereiro de 2023, a equipe da UniGoyazes tem realizado diversas oficinas em comunidades de São João d’Aliança e Teresina de Goiás. As atividades incluem temas relevantes para a população local, como segurança alimentar, robótica, leitura e higiene bucal, entre outros. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento e educação de pais e filhos dessas comunidades.

A participação da UniGoyazes no Projeto Rondon é uma oportunidade para os acadêmicos e professores da instituição colocarem em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento das comunidades parceiras. O Projeto Rondon é uma iniciativa do governo brasileiro que visa promover o desenvolvimento sustentável de regiões carentes do país, por meio da realização de ações sociais, culturais e científicas. O projeto foi criado em 1967, durante o regime militar, com o objetivo de levar estudantes universitários para as regiões menos desenvolvidas do Brasil, com o intuito de contribuir para o desenvolvimento local e a formação cidadã dos jovens participantes.

De acordo com o Reitor da UniGoyazes, Dr. Carlos Botelho, a participação da UniGoyazes no Projeto Rondon também tem como objetivo formar universitários mais comprometidos com a sociedade e conscientes do seu papel como agentes de transformação. Ao interagir com as comunidades locais e desenvolver atividades em conjunto com elas, os acadêmicos da UniGoyazes têm a oportunidade de ampliar sua visão de mundo e compreender melhor as necessidades e desafios enfrentados pelas populações mais vulneráveis.

A adesão dos participantes da UniGoyazes no Projeto Rondon tem sido surpreendente, demonstrando o comprometimento da instituição com o desenvolvimento regional e a transformação social. Através dessa iniciativa, a UniGoyazes também busca estreitar laços com as comunidades parceiras e estabelecer relações duradouras e construtivas com elas.

Apesar do desafio imposto pela pandemia de covid-19, a equipe da UniGoyazes manteve o compromisso de participar do Projeto Rondon e adaptou as atividades para garantir a segurança de todos os envolvidos. As medidas sanitárias foram rigorosamente seguidas e todas as atividades foram realizadas de acordo com os protocolos recomendados pelas autoridades de saúde.

A participação da UniGoyazes no Projeto Rondon é um momento histórico para a instituição.  Através desse projeto, a UniGoyazes tem a oportunidade de contribuir para a construção de um futuro mais justo e solidário para as comunidades envolvidas. Essa participação pode trazer benefícios mútuos, permitindo que a UniGoyazes cresça e se desenvolva como instituição, enquanto trabalha em prol do bem-estar social e econômico das comunidades locais.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!