18.9 C
Canoas
20 de junho de 2024

Base Aérea de Canoas faz transporte de pulmões para salvar vidas

Foi o terceiro deste tipo realizado pelo Esquadrão em 2023

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

A Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Quinto Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA) – Esquadrão Pégaso, realizou, no dia 07 de março, o transporte de dois pulmões da cidade de Navegantes (SC) para Canoas (RS). Foi o terceiro deste tipo realizado pelo Esquadrão em 2023. A tripulação da missão foi acionada na madrugada para decolar a aeronave C-95M Bandeirante a partir da Base Aérea de Canoas (BACO), junto com a equipe médica responsável pelo transporte dos órgãos.

“É sempre um motivo de orgulho para nós, integrantes do 5º ETA, saber que contribuímos de forma tão significativa na vida de uma pessoa. A missão de Transporte de Órgão, dentre tantas outras missões importantes que a FAB realiza, nos permite sentir a felicidade em alegrar a vida de nossos semelhantes, e nos permite enxergar de perto a importância que se reveste o ato de doar órgãos”, disse o Comandante da missão, Capitão Aviador Carlos Emilião Pinto.

Ao pousar no Aeroporto Internacional de Navegantes, a tripulação ficou aguardando a equipe médica, que se de deslocou até Blumenau (SC) para fazer a captação dos órgãos. Quando prontos, retornaram com os pulmões para a BACO em voo de aproximadamente uma hora e vinte minutos. Ao fim da missão, os médicos responsáveis seguiram com os órgãos para que fossem transplantados nos pacientes receptores, no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS).

“Esse é um ato de grande valor desde o momento da doação dos órgãos pela família. Mas não seria possível se não pudéssemos nos deslocar até o local para poder tornar o transplante uma realidade para quem está na lista de espera. Então, agradecemos a FAB por estar empenhada junto com as equipes transplantadoras e operacionalizar essas ações, possibilitando o transporte das equipes até os receptores.” informou Stephan Soder, um dos médicos que realizou a missão.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!