Hospital Nossa Senhora das Graças de Canoas ganha novos leitos

Outros 21 estão em processo de reforma e serão inaugurados nos próximos 30 dias

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Na manhã desta sexta-feira (17), a Prefeitura de Canoas reinaugurou 12 novos leitos de emergência no Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG). A novidade ajuda a casa de saúde em um momento que todos os hospitais da Região Metropolitana de Porto Alegre estão com as emergências superlotadas e restringindo atendimentos e cirurgias. Mesmo com a novidade, o HNSG continua superlotado, com 350% dos leitos ocupados.

O prefeito em exercício, Dr. Nedy Marques, esteve presente no hospital para conferir de perto as reformas que estão acontecendo. “Hoje, o hospital está reabrindo 12 novos leitos de emergência neste espaço que foi destruído pela microexplosão de agosto. Neste momento, é essencial esta novidade, pois todos os hospitais da região estão enfrentando o problema da superlotação e da falta de leitos. Assim, continuamos com o nosso compromisso de focar na saúde e salvar vidas”, afirmou.

O secretário da Saúde de Canoas, Aristeu Ismailow, destaca que o local onde estão os novos leitos foi totalmente reformado e que mais 21 unidades serão reabertas em breve. “O temporal de agosto destruiu o telhado e o teto desta área, danificando muito esses quartos. Como podem ver, está tudo reformado e novo, garantindo que logo mais iremos recuperar todos os 33 leitos e reafirmando o nosso trabalho diário em investir na saúde dos canoenses e de todos que têm Canoas como referência”.

O almoxarifado do HNSG também foi vistoriado, verificando que não há falta de insumos ou medicamentos. “Podemos conferir aqui que, além da organização, o hospital está devidamente abastecido com alimentos, insumos e medicamentos, como deve ser e como cobramos sempre”, enfatizou o prefeito Dr. Nedy.

Novo espaço e ampliação dos serviços de oftalmologia

Além de novos leitos, o Graças está concluindo a reforma de outro espaço que abrigará todos os serviços de oftalmologia do hospital. Serão cerca de 300m², com quatro consultórios, uma sala para a realização de exames, duas salas de espera e uma sala administrativa. Atualmente, a casa de saúde realiza 2 mil atendimentos por mês e quase 30 mil exames oftalmológicos. 

“Hoje, apenas cirurgia de catarata é feita aqui no hospital. Quando concluirmos este novo espaço, poderemos nos habilitar, junto ao governo do Estado, para realizarmos cirurgias de glaucoma e todos os procedimentos na retina. Com isso, poderemos ampliar o número de atendimentos e o número de exames, garantindo que ninguém mais precise ir para Porto Alegre quando o assunto for oftalmologia”, informou o diretor do HNSG, Juliano da Silva.

Mais melhorias

Uma demanda antiga da Liga Feminina de Combate ao Câncer também está sendo atendida no HNSG, com a ampliação do estacionamento do hospital, que fica em frente à Liga. A melhoria está sendo realizada pela Secretaria de Obras do Município e tem previsão de ser concluída até a semana que vem. “É uma obra muito importante para nós. Estamos muito gratas à Prefeitura de Canoas por atender um pedido que temos há tantos anos. Vai ajudar não só o hospital mas, principalmente, as pessoas que estão em tratamento contra o câncer”, frisou Ana Maria Viezzer, presidente da Liga Feminina do Câncer de Canoas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!