Colégio promove projetos pedagógicos que envolvem as mudanças climáticas

Ao longo dos últimos anos, as recorrentes transformações no clima destacam a importância de mitigar riscos ambientais e viabilizar discussões e ações sobre alternativas mais sustentáveis que ajudem com hábitos que possam reverter as alterações climáticas e o aquecimento global. No Brasil, chuvas provocam alagamentos, deixando São Paulo e todas as regiões em alerta, já que dados mostram mudanças no clima: de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), na Grande São Paulo, a frequência de chuvas extremas triplicou em um período de dez anos. 

O Colégio Humboldt, instituição bilíngue e multicultural (português/alemão) localizada em Interlagos (SP), busca promover ações que vão ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, seguindo as diretrizes da Agenda 2030 da ONU. “Assim, entendemos que disciplinas e projetos que envolvam direta e indiretamente as mudanças climáticas possuem grande relevância e se justificam pela necessidade de garantirmos as condições necessárias para que as presentes e futuras gerações possam viver bem”, diz Carolina Meirelles de Azevedo Bello, coordenadora de Ciências Humanas e professora de Geografia do 9º ao 12º ano do Colégio Humboldt.

A partir deste ano, haverá uma disciplina eletiva do novo Ensino Médio para esse ciclo chamada “Sociedade e Natureza: dinâmica externa da Terra”, com um módulo direcionado à climatologia e, consequentemente, às mudanças climáticas, enfatizando situações ocorridas na atualidade, como a catástrofe ambiental, climática e social no litoral norte paulista. Já há alguns anos, outra disciplina eletiva, “Natureza e Políticas Ambientais”, também é oferecida e discute o que tem sido feito em prol do meio ambiente do ponto de vista das políticas públicas ambientais e diretrizes internacionais.

No 12º ano, há alguns anos, o projeto interdisciplinar sobre fontes alternativas de energia trabalha essa unidade temática nas disciplinas de Geografia, Física e Química, com competências e habilidades que envolvem as três áreas do conhecimento. Na dinâmica em sala de aula, os alunos devem se reunir em pequenos grupos, escolher uma fonte alternativa de energia, levantar os seus impactos históricos, geográficos, econômicos e sociais, bem como as técnicas e as ciências que compõem todo o processo de obtenção e uso nos contextos em que podem ser aplicados, comparando o Brasil, a Alemanha e o mundo. “Há um roteiro de pesquisa que deve ser seguido e, após o levantamento bibliográfico, os estudantes devem escrever um roteiro de um documentário e realizar a produção audiovisual. Após as trocas entre os grupos, a série produz um site com todos os vídeos”, explica Carolina Meirelles.

Ainda, nos últimos anos, o Colégio Humboldt se uniu ao Planta Feliz – adubo orgânico, negócio de impacto socioambiental que realiza coleta de orgânicos em residências, condomínios, escolas, indústrias e comércio de São Paulo (capital). Nessa parceria, o Colégio se transformou em um ponto de coleta de resíduos orgânicos, em maio de 2022. “As professoras do Ensino Fundamental, na disciplina de Ciências, trabalharam com a conscientização da importância do reaproveitamento e reciclagem de materiais”, diz Regina Vaz, coordenadora do MINT, projeto que tem o objetivo de estimular o interesse nas áreas de ciências investigativas e de pesquisas por meio da Matemática, Informática, Ciências da Natureza e Tecnologia.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!