Programa oferece retirada gratuita de produtos em drogarias

Em um ano em que o consumo das famílias do país deve cair de 4,2% para cerca de 1,4%, conforme dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a alta no preço dos medicamentos deve comprometer ainda mais o orçamento dos brasileiros.

O preço dos remĂ©dios tende a subir duas vezes em 2023 em 15 estados, que elevaram as alĂ­quotas de imposto sobre o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) ou os preços de referĂȘncia para aplicação do imposto, conforme noticiado pelo jornal Folha de S.Paulo.

Os medicamentos ficarĂŁo mais caros por conta do aumento anual de preços, previamente autorizado a partir de 1Âș de abril para todo o Brasil, somado ao reajuste na tributação local, No final de 2022, 12 estados aprovaram o aumento de ICMS sobre diversos produtos, inclusive os remĂ©dios, como maneira de compensar o corte no imposto sobre combustĂ­veis e energia elĂ©trica, como mostra uma publicação do site Poder360.

Os Estados de Minas Gerais, EspĂ­rito Santo e SĂŁo Paulo jĂĄ adotam as alteraçÔes na base de cĂĄlculo. Em março, o novo ICMS entra em vigor no Amazonas, Bahia, ParĂĄ, ParanĂĄ, PiauĂ­, Roraima e Sergipe. JĂĄ os Estados do Acre; Alagoas; MaranhĂŁo; Rio Grande do Norte e Tocantins adotam a mudança no dia 1Âș de abril. As alĂ­quotas estĂŁo em 17% ou 18% nesses locais, jĂĄ as novas variam de 19% a 22%, segundo indicativos da empresa SimTax. 

Em um ambiente em que a simples possibilidade de gastos com a compra de remĂ©dios com preços elevados tem preocupado os brasileiros, uma modalidade ganha destaque: o PBM (Programa de BenefĂ­cio em Medicamentos). É o que afirma Marco Araujo, SĂłcio e Diretor da CS SaĂșde – cartĂŁo de benefĂ­cios voltado ao segmento da SaĂșde.

Ele conta que o PBM Ă© um programa que permite a retirada gratuita de medicamentos pelo usuĂĄrio que adere ao modelo. “Com a adesĂŁo ao programa, que funciona como um ‘plano de saĂșde’ para medicamentos, o cliente faz jus a uma quantia mensal para retirada de remĂ©dios, sem qualquer custo adicional”.

Segundo AraĂșjo, com o pagamento de um valor de menos de R$ 20 reais jĂĄ Ă© possĂ­vel retirar atĂ© R$ 150 em medicamentos, todos os meses. Para tanto, porĂ©m, Ă© preciso seguir alguns critĂ©rios: o usuĂĄrio deve ter receita em mĂŁos e buscar um medicamento que esteja previsto no rol descritivo.

De acordo com o Diretor da CS SaĂșde, “para alĂ©m da população que consome os medicamentos, o BPM oferece vantagens para as farmĂĄcias e para os laboratĂłrios, que continuam vendendo, mesmo em um ambiente de instabilidade econĂŽmica, e lembra que medicamento Ă© essencial para continuidade de tratamento e/ou fechamento de diagnĂłsticos”.

Para mais informaçÔes, basta acessar: https://www.conveniosocialsaude.com.br/

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!