Cartilhas gratuitas orientam como contratar profissionais com deficiĂȘncia

O Coexistir, consultoria especializada em estimular, orientar e assessorar empresas a aderir à inclusão social, desenvolveu, em parceira com diferentes organizações, quatro cartilhas gratuitas que visam a orientar candidatos e profissionais de Recursos Humanos na inclusão no mercado de trabalho de pessoas com deficiência.

O Guia de Capacitação para Profissionais que atuam no Segmento Varejista Alimentício com Programas de Inclusão” foi criado em conjunto com o Amankay Instituto de Estudos e Pesquisas, e é voltado para a inclusão de profissionais com deficiência. Traz informações úteis que envolvem desde conceitos, tipos de deficiências e legislação, até o detalhamento de rotinas de RH adequadas às pessoas com deficiência.

O material orienta como fazer o levantamento e a divulgação da vaga, avaliação dos currículos frente ao perfil da vaga, o contato com o candidato e a preparação para recebê-lo na entrevista, e dá atenção ainda ao laudo, aos testes e à elaboração do parecer, que vai apoiar a decisão da contratação.

Já o guia “Orientações para empregabilidade” foi desenvolvido com o olhar no próprio candidato e traz desde informações sobre o que é a Lei de Cotas até como as empresas entram em contato; como avaliar se uma vaga encaixa no seu perfil e identificar suas competências; dicas para montar o currículo e se comportar em entrevistas, dinâmicas de grupo e testes.

A cartilha “LGPD – O recrutamento e seleção da pessoa com deficiência no mercado varejista” foi desenvolvida em conjunto com a consultoria GoodBros e visa a estimular boas práticas nas empresas e alertar para o uso adequado dos dados pessoais coletados para fins de recrutamento e seleção, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados, que já está em vigor.

O lançamento mais recente é o “Guia de boas práticas no atendimento a clientes com deficiência visual”, escrito por Walleria Suri Zafalon em parceria com o Coexistir. A publicação orienta como implantar um atendimento humanizado no estabelecimento, traz dicas e treinamentos básicos para tornar a loja apta a ampliar o potencial de atendimento, uma vez que 24% da população brasileira possuem alguma deficiência e, dentre esses, 18,6% possuem algum tipo de deficiência visual – e são potenciais clientes.

“Direcionamos os conteúdos principalmente aos profissionais da área de Gestão de Recursos Humanos porque eles cumprem um papel fundamental na facilitação (ou não) do acesso dos candidatos com deficiência, trans ou travestis às vagas de emprego, no processo seletivo e, posteriormente, na permanência deles nas empresas”, diz Maria de Fátima e Silva, coordenadora do Coexistir.

Criado pelo Sincovaga-SP (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de São Paulo) em 2013, o Coexistir visa estimular, orientar e assessorar as empresas varejistas a aderir à inclusão social, promover a capacitação profissional das pessoas com deficiência e trocar informações sobre vagas disponíveis, ampliando as condições de captação da mão de obra. Desde então, o programa foi se expandindo para empresas dos mais variados setores que buscam cumprir as cotas de contratação de pessoas com deficiência exigidas pela legislação (Lei Federal nº 8.213/91, conhecida como Lei de Cotas).

Mais informações: https://coexistir.com.br/

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!