Especialista auxilia no uso do ar-condicionado certo

O modelo de ar-condicionado Multi Split Ă© um tipo de sistema que permite conectar diversas unidades evaporadoras em uma Ășnica condensadora, que fica do lado de fora do ambiente. Dentre as suas principais vantagens em relação aos sistemas convencionais estĂŁo a economia de espaço e a possibilidade de ter diversos tipos de unidades internas.

Assim como os demais equipamentos de ar-condicionado, o sistema Multi Split proporciona uma redução de economia considerĂĄvel quando utilizado. No entanto, a economia de energia dependerĂĄ de fatores como modelo especĂ­fico do Multi Split, a capacidade de refrigeração necessĂĄria, a forma como o sistema Ă© utilizado, a temperatura externa e eficiĂȘncia energĂ©tica dos demais equipamentos eletrĂŽnicos utilizados no ambiente. 

“A principal vantagem do Multi Split Ă© contar com diversas unidades evaporadoras para diferentes cĂŽmodos, sem precisar instalar diversas condensadoras externas, economizando espaço, aumentando a possibilidade de soluçÔes para cada projeto e tornando a instalação e a manutenção mais simples e econĂŽmica”, explica Bruno Cezar Furlin, coordenador de projetos e aplicação da Fujitsu General do Brasil, multinacional japonesa de ar-condicionado que estĂĄ no paĂ­s hĂĄ mais de 42 anos.

O especialista ainda explica que o custo da energia elĂ©trica varia de regiĂŁo para regiĂŁo do paĂ­s. “Por isso Ă© importante avaliar cada projeto considerando caracterĂ­sticas especĂ­ficas do sistema utilizado, regiĂŁo de aplicação, carga tĂ©rmica, necessidade de controle de temperatura e umidade, as distĂąncias entre unidade externa e interna e demais condiçÔes do ambiente onde serĂĄ instalado. Dessa forma serĂĄ possĂ­vel atingir uma grande economia de energia sem abrir mĂŁo do conforto.”

Cuidados na hora da instalação e da manutenção

Os cuidados com o ar-condicionado Multi Split sĂŁo semelhantes aos que devemos tomar com os equipamentos convencionais. No entanto, existem algumas particularidades que devem ser levadas em consideração, especialmente por ser um sistema composto por diversas unidades internas e uma unidade externa. 

As unidades devem ser limpas regularmente, com remoção de poeira e outras sujeiras acumuladas. AlĂ©m disso Ă© importante manter limpo tambĂ©m o condensador externo, removendo folhas e outros detritos. “Sempre importante observar se hĂĄ sinais de vazamento, congelamento de linhas, danos ou desgastes nos tubos que conectam o sistema de tubulação externa”, explica o coordenador de projetos.  

Outro ponto importante Ă© realizar a manutenção e limpeza do equipamento, ficando sempre atento as alteraçÔes no nĂ­vel de ruĂ­do, na eficiĂȘncia, na climatização do ambiente, pois ao sofrer alteraçÔes o equipamento pode estar necessitando de uma revisĂŁo geral, garantindo assim a eficiĂȘncia do sistema e conforto aos usuĂĄrios.

“A manutenção preventiva regular precisa ser realizada assim para aumentar a durabilidade do produto, a economia de energia e conforto que o equipamento pode proporcionar. Outra dica importante Ă© escolher um modelo com capacidade adequada para os ambientes que serĂŁo climatizados, garantindo assim um desempenho eficiente, evitando problemas como e gastos excessivos de energia e desgaste prematuro dos componentes”, finaliza Bruno Furlin.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!