Os projetos solares fotovoltaicos proporcionam benefĂ­cios aos consumidores

ApĂłs dois anos de discussĂŁo e tramitação no Congresso Nacional, o Brasil obteve um marco legal para a energia solar. Em vigĂȘncia desde 6 de janeiro de 2022, a nova legislação (Lei Federal 14.300/2022) vem trazer segurança jurĂ­dica para um setor em franca expansĂŁo desde a dĂ©cada passada.

O marco legal estabeleceu que durante os 12 meses após sua sanção a pessoa que solicitou autorização para ligar sua geração de energia solar à rede de distribuição da concessionåria de energia de sua localidade ficou livre da taxação criada pela nova lei. Este benefício valerå até 2045, como ocorre com os consumidores que jå dispÔem de geração própria de energia solar.

“A geração de energia solar no Brasil experimenta expansĂŁo desde 2012, quando uma resolução da AgĂȘncia Nacional de Energia ElĂ©trica (Aneel) permitiu que cada brasileiro pudesse instalar sua prĂłpria fonte renovĂĄvel e receber crĂ©dito para abatimento na conta de luz”, enfatiza Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & NegĂłcios (www.revistaecotour.news).

Pela primeira vez na lista dos dez paĂ­ses com maior potĂȘncia instalada acumulada da fonte solar fotovoltaica, o Brasil estĂĄ em oitavo lugar. O paĂ­s subiu cinco posiçÔes no ranking mundial, saindo da 13ÂȘ colocação em 2021 para a 8ÂȘ em 2022, com 24 GW de potĂȘncia de energia solar.

Primeira colocada do ranking com 392 GW, a China Ă© seguida por Estados Unidos (111 GW), JapĂŁo (78,8 GW), Alemanha (66,5 GW), Índia (62,8 GW), AustrĂĄlia (26,7 GW) e ItĂĄlia (25 GW). AtrĂĄs do Brasil estĂŁo Holanda (22,5 GW) e Coreia do Sul (20,9 GW)

De acordo com o CEO da Nextron Energia, Ivo Pitanguy, o mercado de energia solar fotovoltaica estĂĄ se fortificando cada vez mais e deve seguir com amplo investimento nos prĂłximos anos no Brasil.

Os dados são comprovados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que apontou investimentos superiores a R$ 45 bilhÔes no setor somente em 2022. Ainda de acordo com a entidade, o segmento atraiu mais de R$ 128,5 bilhÔes e gerou mais de 783,7 mil empregos desde 2012.

Um sistema fotovoltaico consiste em dois componentes-chave: os mĂłdulos solares e o inversor. Os mĂłdulos sĂŁo normalmente instalados em telhados, mas tambĂ©m em instalaçÔes de campo. Quando a luz solar atinge os mĂłdulos solares, estes geram eletricidade na forma de corrente contĂ­nua, que Ă© conduzida por cabos para um inversor, onde Ă© convertida em corrente alternada e pode ser usada na residĂȘncia ou alimentada na rede.

“Em um paĂ­s com altos Ă­ndices de irradiação solar como o Brasil, com mais de 3 mil horas de exposição ao brilho do sol por ano, o uso de sistema para aproveitar a energia solar permite economizar uma quantia significativa de dinheiro por quilowatt hora, representando uma redução de 50% e 95% na conta de luz de uma famĂ­lia”, finaliza Vininha F. Carvalho.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!