Como o Instituto PROA transformou a vida da Amanda, moradora do bairro Olaria em Canoas | Agência GBC
16.1 C
Canoas
30 de maio de 2023

BRUNO LARA

Bruno Lara é jornalista e escreve sobre comunidade diariamente neste espaço.

Como o Instituto PROA transformou a vida da Amanda, moradora do bairro Olaria em Canoas

A capacitação é voltada para jovens de 17 a 22 anos, que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de todo Estado.

Um curso com encaminhamento para o emprego está com 2 mil vagas para jovens gaúchos. A iniciativa é do Instituto PROA, um dos maiores programa de capacitação on-line gratuita para jovens do Brasil. A capacitação é voltada para jovens de 17 a 22 anos, que já tenham concluído ou estejam cursando o terceiro ano do Ensino Médio em escolas públicas de todo Estado. As inscrições vão até o dia 8 de maio e podem ser realizadas no site: https://www.proa.org.br/. As aulas iniciam no dia 15 de maio.

No Rio Grande do Sul, o PROA conta com a parceria da Secretaria Estadual de Trabalho e Desenvolvimento Profissional, por meio da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), e da Secretaria Estadual da Educação (SEDUC). Também são apoiadores o Instituto Cyrela e a Fundação Casas Bahia, que além de viabilizar a realização do curso no Estado oferecem vagas de emprego aos formados. Outros parceiros, como Coca-Cola FEMSA, Sabemi, Adtail, GetNet, Auxiliadoras Predial e Loggi já garantiram oportunidades de trabalho para os estudantes gaúchos.

Vidas transformadas

É o caso da jovem Amanda Moreira Bamberg, de Canoas, 18 anos. Ela concluiu a capacitação no final do ano passado e graças ao PROA conseguiu uma vaga de emprego na empresa Loggi, em Gravataí. “O Instituto cria um grupo de WhatsApp com ex-alunos e enviam oportunidades de emprego. Foi ali que fiquei sabendo da Loggi e depois de dois meses de processo seletivo fui contratada”, comemora. “O PROA me ajudou a ter uma base de como ingressar no mercado de trabalho. Sinto que me abriu várias portas para oportunidades e aprendizados. Também obtive conhecimentos importantes para minha trajetória dentro do mundo corporativo e minha visão sobre o mundo profissional foi impactada positivamente através do PROA”, ressalta a jovem.

A vida de Kethellen Oliveira, de Porto Alegre, 19 anos, também foi transformada pelo PROA. “Com o módulo de Projeto Profissional, tive uma base de autoconhecimento sobre o que eu deveria fazer. Nas aulas de comunicação percebi uma área de que gostava e com as oportunidades encaminhadas pelo PROA, garanti minha vaga”, detalha Kethellen. Hoje a jovem trabalha como auxiliar de escritório na Auxiliadora Predial e ainda garantiu uma bolsa integral do PROUNI para cursar Publicidade e Propaganda na Uniasselvi.

Letícia Lopes Hippólito da Silva, de 18 anos, também de Porto Alegre, está duplamente satisfeita após passar pela capacitação do PROA, porque encontrou um caminho profissional e por ter a oportunidade de ajudar outros jovens, como ela, a realizarem seus sonhos. Letícia está trabalhando com o próprio PROA e sua missão é aproximar ex-PROANES (que já passaram pelo curso) das vagas de emprego oferecidas. Ela também conquistou uma bolsa de 100% para cursar Publicidade e Propaganda na PUC. “Estou achando incrível. No PROA sinto que estou trabalhando em equipe, o time promove uma ajuda fundamental para os jovens. Trabalhar com os jovens acaba sendo muito leve e divertido. Eles, assim como eu, são muito gratos pelo PROA”, reconhece.

Mais de 36 mil jovens impactados no Brasil

Outros jovens que passaram pela escola pública também podem ter oportunidades semelhantes com a quarta turma de capacitação oferecida pelo PROA no Estado. O Instituto completou 15 anos de atividades em 2022 e já impactou mais de 36 mil jovens. Além do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro disponibilizam cursos da Plataforma PROA. Em 2023, o PROA também chegou ao Paraná, alcançando toda a Região Sul do País, e a Minas Gerais.

Durante a capacitação de três meses, os estudantes aprovados no PROA realizam a formação essencial gratuita que inclui aulas de Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Após essa primeira etapa, eles podem optar por sete trilhas com capacitações mais específicas nas áreas de Administração e Logística (elaborada em parceria com a Procter & Gamble), Análise de Dados (com o iFood), Promoção de Marcas (com a BRF), UX Design (com a Accenture) e Varejo (com a Fundação Casas Bahia). Este ano, será disponibilizada ainda a formação em Educação Financeira, desenvolvida em parceria com a Bloomberg e a Dahlia Capital.

Vagas para empregadores

Além das empresas que já apoiam o projeto com a oferta de vagas, empresas interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente pelo link https://www.proa.org.br/quero-empregar/, enviando as oportunidades disponíveis ou entrando em contato com a gerente do time de Empregabilidade, Regiane Tofanello Costa, pelo e-mail: [email protected] ou pelo telefone (11) 98741-1790.

Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado há 15 anos por um grupo de empresários que compartilham o sonho de impulsionar jovens com poucas oportunidades a serem protagonistas de suas carreiras. Nasceu em São Paulo e já está presente no Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, além do Rio Grande do Sul.

O PROA oferece formações gratuitas para maximizar a chance desse público construir um futuro melhor em todo o país e tem o desejo de concretizar o seu objetivo de capacitar mais de 300 mil jovens nos próximos anos.

Informações e inscrições estão disponíveis no site:  https://www.proa.org.br/

Mais Lidas

ÚLTIMAS DE BRUNO LARA

Licitação do transporte coletivo em Canoas já tem data para sair do papel

A expectativa do prefeito é que até o final do ano novas empresas estejam operando em Canoas

Posse do novo secretário de segurança em Canoas marca união entre Busato e Jairo...

A comunidade pode esperar o retorno de ações como as Operações Integradas, reunindo todas as forças de segurança da cidade.

NOVA SANTA RITA | Vereadores decidem neste domingo se político que agrediu cinegrafista continuará...

Caso ocorreu em janeiro, quando pessoas se reuniram em frente ao Comando Militar do Sul contra o resultado das eleições.

CANOAS | A pedido de delegados, Busato busca viaturas blindadas para a polícia em...

Diretor do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil RS, Mario Souza, e o diretor da Divisão de Homicídios da Capital (DHC), Thiago Lacerda, apresentaram a demanda ao deputado.
error: Conteúdo protegido!