Reitores debatem sobre universidade e sociedade na Espanha

Cerca de 700 reitores e lĂ­deres universitĂĄrios de 14 paĂ­ses, personalidades polĂ­ticas e empresariais de destaque de todo o mundo se reunirĂŁo em ValĂȘncia nos dias 8, 9 e 10 de maio para o V Encontro Internacional de Reitores da Universia. Com o tema “Universidade e sociedade”, a conferĂȘncia colocarĂĄ a cidade espanhola no centro do mapa do ensino superior. As conversas gravitarĂŁo entre trĂȘs eixos principais: “acompanhando a formação ao longo da vida”, “impulsionando o empreendedorismo e a inovação” e “fomentando as redes e a interconexĂŁo”.

O Brasil terĂĄ a maior delegação do evento, com a presença de cerca de 100 reitores e lĂ­deres de empresas de educação. Entre os confirmados estĂŁo Daniel Castanho, presidente do conselho do grupo Anima Educação; Sandra Regina Goulart Almeida, reitora da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais); Lucia Teixeira, presidenta e reitora da Universidade Santa CecĂ­lia; e Carlos AndrĂ© BulhĂ”es, reitor da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), que participarĂŁo de painĂ©is sobre como tornar os formatos de educação mais flexĂ­veis, promover a formação com competĂȘncias transversais, fomentar a pesquisa e a transferĂȘncia de conhecimentos e sore como construir uma rede entre universidades para uma educação mais aberta e inclusiva.

O evento serĂĄ presidido pela Ana BotĂ­n, presidente do Santander e do Universia, e foi apresentado em coletiva de imprensa por MatĂ­as RodrĂ­guez Inciarte, presidente do Santander Universidades e organizador do encontro, ao lado da MarĂ­a Vicenta Mestre, reitora da Universidade de ValĂȘncia, e RodrĂ­guez Inciarte, presidente do comitĂȘ acadĂȘmico do encontro. AlĂ©m dos executivos estavam o prefeito de ValĂȘncia, Joan RibĂł, e a ministra de Inovação, Universidades, CiĂȘncia e Sociedade Digital do governo regional de ValĂȘncia, Josefina Bueno, que tambĂ©m representou a Cidade das Artes e da CiĂȘncia, onde ocorrerĂĄ o evento.

O V Encontro Internacional de Reitores Universia Ă© parte do apoio que o Santander oferece ao ensino superior hĂĄ mais de 25 anos. No contexto atual de grandes desafios como a transformação digital, emergĂȘncia climĂĄtica ou desigualdade social, as universidades tĂȘm potencial como catalisador. Por isso, o encontro terĂĄ como foco o papel da universidade como força motriz para um desenvolvimento socioeconĂŽmico mais sustentĂĄvel.

“Ao longo de trĂȘs dias, centenas de lĂ­deres acadĂȘmicos representando mais de 14 milhĂ”es de estudantes de todo o mundo discutirĂŁo como melhores universidades ajudarĂŁo a sociedade a ir mais longe”, destaca MatĂ­as RodrĂ­guez Inciarte, presidente do Santander Universidades. Ele tambĂ©m ressaltou que o encontro representa a premissa do Santander em ajudar a criar uma sociedade mais inclusiva por meio das universidades. “A sociedade precisa se apoiar em instituiçÔes acadĂȘmicas, governos e empresas para superar os desafios globais que enfrenta. ValĂȘncia proporcionarĂĄ um espaço de debate e reflexĂŁo sobre como as universidades podem ajudar a sociedade a prosperar por meio do ensino e da pesquisa”, conclui o executivo.

A reitora da Universitat de ValĂšncia e presidente da ComissĂŁo AcadĂ©mica do Encontro Internacional de Reitores, Mavi Mestre, explicou que a dinĂąmica do Encontro estĂĄ alinhada a quatro webinars relacionados com os eixos que motivarĂŁo os debates. “Durante trĂȘs dias, ValĂȘncia serĂĄ a capital mundial do ensino superior. Nosso objetivo Ă© chegar a um compromisso em convergĂȘncia com todas as universidades por meio de um manifesto chamado ‘Declaração de ValĂȘncia’, em que todas as universidades se comprometem a avançar na relação entre a universidade e a sociedade, aspirando alcançar nĂ­veis mais elevados de bem-estar”, afirma.

Joan RibĂł, presidente da CĂąmara de ValĂȘncia, afirmou que a cidade estĂĄ aberta ao conhecimento e preparada para receber um evento deste porte. “A cidade conta com uma identidade prĂłpria e histĂłria partilhada, e com uma projeção internacional onde as universidades pĂșblicas desempenham um papel fundamental”. RibĂł destacou que as duas universidades pĂșblicas valencianas estĂŁo integradas nas principais redes de excelĂȘncia internacional tanto no ensino como na investigação, alĂ©m de estarem “na vanguarda da investigação, inovação e geração de conhecimento na cidade”.

A CĂąmara Municipal de ValĂȘncia assinou recentemente dois acordos para vincular as universidades Ă  EstratĂ©gia Urbana ValĂȘncia 2030 para alcançar a neutralidade climĂĄtica. “Para nĂłs, a relação entre a cidade e a universidade Ă© fundamental”, disse Joan RibĂł, que deu ĂȘnfase a vocação do governo municipal de “andar de mĂŁos dadas com a universidade para incorporar o melhor conhecimento, a melhor ciĂȘncia e a pesquisa de ponta em todas as ĂĄreas das polĂ­ticas urbanas”.

O evento culminarĂĄ com a publicação da “Declaração de ValĂȘncia”, que definirĂĄ vĂĄrias linhas de ação para que as universidades apresentem propostas de valor que contribuam para um desenvolvimento social e econĂŽmico mais sustentĂĄvel atravĂ©s da formação, pesquisa e inovação.

O V Encontro Internacional de Reitores do Universia dĂĄ sequĂȘncia aos encontros anteriores em Salamanca, Espanha (2018), Rio de Janeiro, Brasil (2014), Guadalajara, MĂ©xico (2010) e Sevilha, Espanha (2005) e Ă© organizado pelo Santander, que jĂĄ destinou mais 2,2 bilhĂ”es de euros e jĂĄ apoiou mais de 1 milhĂŁo de estudantes, profissionais e empreendedores.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!