Especialistas ensinam como fazer marketing digital para empresas

A internet democratizou o acesso ao marketing. Qualquer negócio, seja pequeno ou grande, pode hoje, mesmo com pouco investimento, criar uma estratégia para atrair consumidores usando as possibilidades oferecidas pelo mundo digital.
As redes sociais, os blogs, sites e os mecanismos de busca como o Google sĂŁo apenas algumas das plataformas que o lojista tem ao seu dispor para atrair potenciais clientes tanto para a loja fĂ­sica como para a venda digital. A chave para conseguir isso Ă© saber quais usar para otimizar os resultados.

“VocĂȘ precisa desenvolver conteĂșdo de forma consistente que funcione bem para construir um pĂșblico fiel ao longo do tempo”. E ele dĂĄ continuidade. (
) “vocĂȘ precisa definir a meta de se tornar o principal provedor de informaçÔes em seu nicho”, argumenta Joe Pulizzi, um especialista em marketing de conteĂșdo, em uma entrevista para o WebFX.

Como atingir o pĂșblico-alvo?

O principal problema em relação a alcançar um determinado segmento, Ă© conhecer o pĂșblico-alvo e saber como se comunicar com ele. Neil Patel, um empreendedor de marketing digital, afirma que conhecer o pĂșblico para quem serĂĄ feita as campanhas de marketing Ă© o diferencial. “A mĂ­dia social ajuda vocĂȘ a entender quem vocĂȘ estĂĄ alcançando. Se vocĂȘ Ă© ativo nas mĂ­dias sociais e envolve seus seguidores, descobrirĂĄ uma mina de ouro de informaçÔes que o ajudarĂĄ a criar o conteĂșdo certo para direcionar o trĂĄfego e fazer os ajustes certos em seu produto ou serviço para converter melhor”, especifica em uma entrevista para o site Metricool.

Para que o marketing digital funcione Ă© necessĂĄrio um conjunto de determinadas açÔes que levem aos resultados esperados. Ainda, de acordo com Pattel. “O marketing digital Ă© uma combinação de compreensĂŁo de tĂĄticas que funcionam (como SEO e marketing de conteĂșdo) e testes contĂ­nuos.” A criação de um site para uma empresa deve contemplar a otimização e ser realizada por profissionais capacitados.

Além disso, outros meios podem ser usados para chamar a atenção dos visitantes, como a adição de um blog ao site da empresa, com artigos informativos que despertem a curiosidade do leitor e o eduquem sobre a marca.

Uma vez que a empresa saiba em quais espaços da internet o potencial consumidor estĂĄ presente, a campanha deve ser estabelecida. A publicidade Ă© a ferramenta mais direta. AlĂ©m dos anĂșncios do Facebook, o Google possui uma infinidade de ferramentas para levar anĂșncios ao pĂșblico-alvo. Mas as redes sociais e o posicionamento nos mecanismos de busca tambĂ©m sĂŁo eficazes.

O poder das redes sociais

No mundo, 4,76 bilhÔes de pessoas utilizam as redes sociais, totalizando cerca de 60% da população, segundo um estudo da We Are Social publicado em janeiro. Além disso, conforme o relatório, as plataformas mais usadas pelos usuårios da internet são os aplicativos de mensagem e as redes sociais. Com a maioria buscando informaçÔes, conexão com família e amigos, e estar atualizado com notícias. Em sétimo lugar na lista, um dos motivos pelos quais os usuårios usam a internet é também para procurar produtos e marcas.

Segundo uma pesquisa da Hubspost, 54% dos consumidores afirmam que o conteĂșdo das marcas online Ă© um fator que influencia na decisĂŁo de compra. AtravĂ©s de uma gestĂŁo das redes sociais, o conteĂșdo pode ser criado e publicado nessas plataformas de forma personalizada visando um pĂșblico especĂ­fico.

Por meio de planos de redes sociais, as empresas tĂȘm acesso a estratĂ©gias que permitem entender o comportamento do consumidor e com base nisso, criar um parĂąmetro para o marketing de conteĂșdo da marca.

Uma anĂĄlise da Kepios indica que os usuĂĄrios das redes sociais continuarĂŁo a crescer, revelando que o nĂșmero de usuĂĄrios global de mĂ­dia social aumentou quase 30% desde o inĂ­cio da pandemia, chegando a aumentar em mais de 1 bilhĂŁo em apenas 3 anos.

Como fazer o negócio ocupar as primeiras posiçÔes nos buscadores?

Aparecer entre as primeiras posiçÔes, ou seja, ter uma boa posição nas buscas online traz vantagens em relação Ă  concorrĂȘncia. Para isso, existem duas estratĂ©gias: SEM (Search Engine Marketing), que busca obter maior visibilidade por meio de campanhas publicitĂĄrias pagas, ou seja, a empresa pagar o buscador para aparecer entre os primeiros resultados.

A outra opção Ă© o SEO (Search Engine Optimization), processo que busca se posicionar nas primeiras posiçÔes de busca atravĂ©s de manobras orgĂąnicas, isto Ă©, encontrar uma fĂłrmula para que o algoritmo do buscador considere que o site da empresa Ă© relevante e Ăștil. É uma tarefa complexa que deve levar em consideração a arquitetura da web, sua usabilidade e os conteĂșdos, que devem ser autĂȘnticos. Uma agĂȘncia de marketing digital geralmente possui opçÔes voltadas ao SEO.

As empresas podem aproveitar as ferramentas que o Google fornece para ganharem visibilidade. No caso de uma loja física, por exemplo, ter um perfil no Google Maps indica a localização do estabelecimento para os usuårios que buscam pela loja no Google. Da mesma forma, uma loja online pode se destacar ao usar técnicas de SEO ou SEM para aparecer entre os primeiros resultados dos mecanismos de pesquisa.

É possível fazer marketing com um investimento limitado?

O especialista Neil Pattel tambĂ©m comenta sobre o investimento de pequenas e grandes empresas no marketing digital. Ele afirma. “Se uma empresa gasta milhĂ”es de dĂłlares em anĂșncios, mas visa o pĂșblico errado, ela falharĂĄ. Claro, eles podem obter muito trĂĄfego porque estĂŁo gastando muito, mas o trĂĄfego nĂŁo serĂĄ qualificado e, portanto, nĂŁo converterĂĄ bem.”

Para empresas que recorrem ao marketing digital, porĂ©m nĂŁo possuem muitos recursos financeiros para investir em marketing, o especialista ainda dĂĄ continuidade e explica. “Por outro lado, se uma empresa souber quem estĂĄ tentando atingir e criar uma campanha (ou conteĂșdo) que realmente responda ao principal ponto problemĂĄtico de seu pĂșblico-alvo, ela gerarĂĄ o trĂĄfego certo, visitantes qualificados que converterĂŁo e se tornarĂŁo clientes”.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!