Jairo Jorge volta hoje ao cargo de prefeito de Canoas

Ele estava afastado desde o dia 31 de março de 2022

CLIQUE AQUI para receber as notĂ­cias no WhatsApp

O prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), reassume a chefia do Executivo Municipal na manhĂŁ desta terça-feira (28). Ele estava afastado desde o dia 31 de março de 2022 apĂłs uma ação do MinistĂ©rio PĂșblico (MP) batizada de Operação Copa Livre. A decisĂŁo, que o mantinha afastado, terminou na Ășltima segunda-feira (27) e, atĂ© o momento, nĂŁo houve um novo afastamento.

Operação Copa Livre

A investigação do MP começou apĂłs um relatĂłrio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) detectar irregularidades no setor da saĂșde. A partir das quebras de sigilo, os promotores acreditam que identificaram combinaçÔes ilegais em cinco contratos de serviços. Dois deles, os principais, sĂŁo na ĂĄrea da saĂșde e envolvem o Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC) e o Serviço de Atendimento MĂłvel de UrgĂȘncia (SAMU). O valor dos contratos Ă© superior a R$ 66,7 milhĂ”es. PorĂ©m, nem todo esse valor foi pago, portanto, as supostas irregularidades nĂŁo atingem todo o montante.

O MP acusa os envolvidos dos crimes de peculato, corrupção ativa e passiva, falsidade ideolĂłgica, supressĂŁo de documentos, fraude Ă  licitação, organização criminosa e lavagem de dinheiro. “A operação hoje realizada representa a fase ostensiva de um trabalho intenso da instituição visando obstar fraudes nas contrataçÔes de prestação de serviços, sobretudo na ĂĄrea da saĂșde. O ressarcimento dos danos ao erĂĄrio, sem prejuĂ­zo da aplicação de outras sançÔes, tambĂ©m Ă© medida essencial que serĂĄ adotada pela instituição”, afirmou o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, JĂșlio CĂ©sar de Melo, em março do ano passado, quando a operação foi desencadeada.

A mudança no curso do processo ocorre por uma mudança em quem julga o caso. A peça passou da esfera estadual para a federal. O MinistĂ©rio PĂșblico fez um novo pedido de afastamento, mas ele ainda nĂŁo foi julgado no Tribunal Regional Federal (TRF4).

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!