Esgoto invade casas e acumula prejuízos após obra da Prefeitura de Canoas

Segundo moradora, os problemas se iniciaram a partir do início das obras da Perimetral Oeste

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Moradores do bairro Fátima, em Canoas, convivem há meses com um problema que invade suas casas. Desde que as obras da Perimetral Oeste começaram, sempre que chove, o esgoto inunda o pátio das residências na Rua Bartolomeu de Gusmão.

A auxiliar administrativa Janice dos Santos da Silva já perdeu as contas de quantas vezes teve que limpar o pátio após a chuva. Porém, além da limpeza, ela também contabiliza o prejuízo que já teve com a invasão do esgoto. “Já perdemos as lajotas da cozinha e também tivemos infiltrações na parte da frente de casa”, relata.

Para conseguir conviver com o problema, Janice precisou se reorganizar dentro de casa. “Não podemos manter a lavanderia e a churrasqueira nos fundos de casa. Tudo tem que ser provisório para mudar de lugar no dia da chuva.”

Foi atrás de soluções

Janice procurou a Prefeitura de Canoas duas vezes nos últimos meses. “Nada se resolve. Já fiz dois protocolos na Central do Cidadão.”

A reportagem de Agência GBC questionou o Executivo Municipal. Em nota, a prefeitura respondeu que á um desnível na via e que o problema não tenha relação com as obras da Perimetral Oeste.

Leia na íntegra a nota da Prefeitura de Canoas

“Há um desnível na rua, trazendo um problema sobre o destino da rede de drenagem da via. Um morador já aceitou doar parte de seu terreno para que a rua tenha saída e o problema seja resolvido em partes. A Prefeitura estava para realizar um contrato com uma empresa que realiza o serviço de microdrenagem, necessário para reconstruir a rede pluvial da referida rua. Por fim, a comunidade da rua está cometendo crime ambiental ao conectar o esgoto na rede pluvial.

Desta forma, não são as obras da Perimetral Oeste que estão causando este problema, mas sim a população por destinar de forma errada seu esgoto. Já o acúmulo de águas é de responsabilidade da Prefeitura de Canoas, que, para resolver, precisa realizar um novo contrato de microdrenagem.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!