Energia solar: geradores podem alimentar uma cafeteira?

Tomar uma xĂ­cara de cafĂ© pela manhĂŁ Ă© um processo relativamente simples em uma casa tradicional. No entanto, em ĂĄreas de camping ou na sequĂȘncia de apagĂ”es, isto costuma ser mais complexo. Mas jĂĄ Ă© possĂ­vel encontrar alternativas criadas especialmente para tornar essa experiĂȘncia possĂ­vel onde quer que se esteja.

As mĂĄquinas de cafĂ© funcionam apenas por um curto perĂ­odo de tempo, mas consomem uma quantidade relativamente grande de energia enquanto o cafĂ© estĂĄ sendo preparado. É possĂ­vel usar um gerador solar para preparar sua xĂ­cara matinal, mas hĂĄ algumas coisas a serem lembradas.

Se uma pequena cafeteira leva cinco minutos para preparar o café, funcionando a 750 Watts-hora, ela usarå apenas 62,5 watts de energia (750Wh / 12 = 62,5). Agora supondo que se quer manter aquele café quente por uma hora e meia, e energia contínua para manter a temperatura requer 60 watts. Ela usaria mais 90 watts, para um consumo total de 152,5 watts.

Esse 750W Ă© a capacidade nominal da cafeteira ou a maior potĂȘncia que ela usarĂĄ. Isso significa que serĂĄ necessĂĄrio um gerador solar com capacidade total superior a 152,5 Watts e capacidade de saĂ­da superior a 750 Watts.

“Um painel solar portĂĄtil tem uma potĂȘncia mĂĄxima que pode produzir a cada hora. Se vocĂȘ comprar um painel de 100 watts, ele pode converter a luz solar em 100 watts de eletricidade para cada hora de exposição ao pico da luz solar”, explica Jenny Zhang, diretora global de Marketing da startup EcoFlow.

“A classificação de energia dos painĂ©is solares portĂĄteis varia de acordo com o fabricante e o modelo. Os painĂ©is solares portĂĄteis EcoFlow, por exemplo, variam de 110 watts a 400 watts, dependendo do modelo adquirido. Sob condiçÔes ideais, cada painel pode produzir sua potĂȘncia nominal de eletricidade para cada hora que recebe luz solar direta”, informa Zhang.

Os geradores solares variam muito em capacidade de armazenamento e potĂȘncia mĂĄxima. Os menores podem ter uma capacidade de saĂ­da de 500W, enquanto os maiores podem produzir muitos milhares de watts.

O ponto essencial a considerar Ă© a saĂ­da CA (corrente alternada, a eletricidade utilizada por nĂłs) mĂĄxima do gerador solar. A capacidade de saĂ­da refere-se Ă  potĂȘncia mĂĄxima que o gerador pode fornecer de uma sĂł vez.

“Um pequeno gerador portĂĄtil, como o River 2 Solar Generator, desenvolvido pela EcoFlow, tem capacidade de 256Wh, mas uma potĂȘncia de saĂ­da de 600W. Isso Ă© suficiente para alimentar uma mĂĄquina que faz duas xĂ­caras de cafĂ©”, afirma Jenny Zhang, especialista da EcoFlow.

“JĂĄ se for usado um gerador solar maior, como o DELTA Pro Solar Generator, tambĂ©m da Ecoflow, que entrega 3600Wh com uma potĂȘncia de 4500W com X-Boost, nĂŁo serĂĄ preciso se preocupar em fazer cafĂ©. Uma xĂ­cara de cafĂ© mal farĂĄ uma cosquinha na capacidade de armazenamento da sua energia”, completa a executiva.

Os geradores solares incluem vårias opçÔes de saída, incluindo AC, DC, USB-C e USB-A. As cafeteiras normalmente usam a tomada CA do gerador, embora se possa encontrar cafeteiras elétricas portåteis que usam carregamento USB ou 12/24V CC (corrente contínua). A melhor opção é verificar as especificaçÔes do gerador solar e da cafeteira para garantir a compatibilidade.

Uma vez esgotada a capacidade do gerador, basta conectar os painéis solares portåteis e aguardar a recarga. O carregamento solar pode levar de uma hora para os geradores menores a mais de seis horas para as maiores usinas portåteis.

O tempo utilizado para um gerador solar recarregar totalmente por carregamento estritamente solar depende do nĂșmero e da classificação de energia dos painĂ©is solares e de fatores ambientais, como a luz solar disponĂ­vel.

Se o gerador solar for usado em uma casa e colocado no balcĂŁo da cozinha, tambĂ©m pode ser necessĂĄrio considerar a localização dos painĂ©is solares. É preciso colocar os painĂ©is solares portĂĄteis para recarregar a bateria quando ela acabar, em algum lugar com sol direto ou ao ar livre.

E sempre hĂĄ a opção de mantĂȘ-lo carregado, desde que nĂŁo esteja fazendo cafĂ© em um dia de blecaute.

Sobre EcoFlow

A EcoFlow é uma empresa de soluçÔes de energia renovåvel e portåtil. Desde a sua fundação em 2017, a EcoFlow capacitou pessoas e comunidades em mais de 100 países por meio de suas linhas DELTA e RIVER de estaçÔes de energia portåteis e outros acessórios ecológicos. Hoje estå avaliada em mais de 1.000 milhÔes de dólares, o que a torna um unicórnio de tecnologia e sustentabilidade. Em 2018, parte da equipe EcoFlow foi nomeada para a lista Forbes 30 under-Energy.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!