Inovar Ă© transformar ideias em resultados, diz especialista

O Brasil estĂĄ entre os trĂȘs paĂ­ses mais inovadores da AmĂ©rica Latina e Caribe, segundo o Índice Global de Inovação de 2022. Isso se deve em parte a um ecossistema de inovação em crescimento, que trabalha em sintonia para identificar novas oportunidades e criar soluçÔes inovadoras.

O estudo ainda mostra que SĂŁo Paulo entrou para o ranking dos 100 principais clusters de ciĂȘncia e tecnologia em 2022, que sĂŁo grupos formados por empresas, instituiçÔes de pesquisa e universidades – geralmente especializados em determinado campo e vinculados por tecnologias e habilidades comuns. Como resultado de um esforço constante e em franca expansĂŁo, em que se identificam novas oportunidades, hĂĄ ganho de competitividade e formação de competĂȘncias.

Segundo Rodrigo Miranda, especialista em inovação e diretor de operaçÔes da consultoria internacional G.A.C. Brasil, o ecossistema de inovação envolve empresas que buscam constantemente inovar em seus produtos, serviços ou processos, startups que geralmente tĂȘm como meta oferecer novas soluçÔes ou resolver problemas, instituiçÔes de pesquisas, aceleradoras e incubadoras oferecendo suporte, polĂ­ticas e programas de incentivo Ă  inovação, alĂ©m de leis e regulamentos que promovem o desenvolvimento tecnolĂłgico, estando cada vez mais alinhados com a sustentabilidade ambiental e o bem-estar social.

“Com um projeto bem desenhado e determinadas tĂ©cnicas de colaboração, Ă© possĂ­vel alcançar e documentar resultados reais”, diz Miranda – reforçando a ideia largamente difundida de que inovação Ă© transformar uma ideia em nota fiscal. “Em um cenĂĄrio econĂŽmico em constante transformação, Ă© fundamental que empreendedores e investidores estejam sempre atentos Ă s oportunidades e possĂ­veis estratĂ©gias para fomentar seus negĂłcios”. Com isso em mente, Miranda destaca dez formas para se identificar oportunidades:

  1. Analisar as tendĂȘncias do mercado. “É importante acompanhar as tendĂȘncias do mercado e mudanças no comportamento dos consumidores. Uma maneira de fazer isso Ă© seguir de perto o setor em que a empresa atua e observar o que outras empresas estĂŁo fazendo”.
  2. Identificar as necessidades dos clientes. “Ao identificar as necessidades dos clientes e as lacunas no mercado, Ă© possĂ­vel identificar oportunidades que antes passavam despercebidas. Isso pode ser feito por meio de pesquisas de mercado, entrevistas com clientes e anĂĄlise de feedbacks”.
  3. Acompanhar a evolução tecnolĂłgica. “A tecnologia estĂĄ em constante evolução e Ă© importante estar atento Ă s novas soluçÔes que podem ser aplicadas ao negĂłcio. Isso pode incluir a adoção de novos softwares, aplicativos mĂłveis, tecnologias de inteligĂȘncia artificial e outras inovaçÔes”.
  4. Fazer parcerias e estabelecer colaboraçÔes. “A colaboração com outras empresas, startups, universidades e incubadoras pode ser uma excelente maneira de encontrar novas ideias e oportunidades de inovação”.
  5. Aceitar as mudanças. “É importante que a empresa esteja disposta a experimentar novas ideias e esteja aberta a mudanças. Isso pode envolver a adoção de novos processos, a reestruturação de equipes ou a criação de novos produtos ou serviços”.
  6. Participar de eventos de inovação. “Feiras e eventos de inovação podem ser uma Ăłtima oportunidade para conhecer novas tecnologias, ideias e soluçÔes. Esses eventos reĂșnem pessoas de diferentes setores e podem fornecer insights valiosos sobre o mercado e as tendĂȘncias do setor”.
  7. Investir em pesquisa e desenvolvimento. “A pesquisa e o desenvolvimento sĂŁo fundamentais para a inovação. A empresa pode investir em pesquisas internas ou buscar parcerias com instituiçÔes de pesquisa e universidades para desenvolver novas tecnologias, produtos ou serviços”.
  8. Promover a cultura interna de inovação. “Para que a inovação floresça, Ă© importante que a empresa crie uma cultura de inovação. Isso pode envolver a criação de equipes dedicadas Ă  inovação, incentivos para a geração de novas ideias, investimentos em treinamento e capacitação e a promoção de uma mentalidade de experimentação e aprendizado”.
  9. Acompanhar as polĂ­ticas pĂșblicas. “As polĂ­ticas pĂșblicas podem ter um impacto significativo no setor empresarial e na inovação. A empresa deve estar atenta Ă s polĂ­ticas governamentais relacionadas ao setor em que atua e buscar oportunidades de parceria com o governo ou participação em programas de incentivo Ă  inovação”.
  10. Considerar colaboraçÔes nacionais e internacionais. “A inovação nĂŁo tem fronteiras e a empresa pode buscar colaboraçÔes nacionais e internacionais para expandir seus horizontes e explorar novas oportunidades. Isso pode envolver a participação em redes internacionais de inovação, parcerias com empresas ou a expansĂŁo para novos mercados globais”.

Miranda ainda reforça a importĂąncia de se utilizar recursos disponĂ­veis de dedução fiscal para investir ainda mais em novos projetos. “Um dos recursos mais indicados Ă© a Lei do Bem, que oferece incentivos fiscais para negĂłcios relacionados Ă  transformação digital, economia verde, sustentabilidade e novos produtos, processos ou sistemas. No entanto, esse incentivo ainda estĂĄ sendo subutilizado no Brasil – o que revela a urgĂȘncia em se conhecer os prĂ©-requisitos para acessĂĄ-lo”, afirma o especialista em inovação – reforçando que essa lei pode ser uma ferramenta valiosa para os empreendedores que buscam alavancar seus negĂłcios.

“AlĂ©m de conhecer detalhadamente e buscar sempre atualizaçÔes em relação Ă  Lei do Bem, Ă© importante estar a par dos benefĂ­cios oferecidos pela Lei da InformĂĄtica (Lei nÂș 13.969/19), pela Rota 2030 (Lei nÂș 13.755/2018), e estar sempre atualizado sobre os editais lançados pelas diversas agĂȘncias nacionais e regionais de fomento, como Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), Fapesp (Fundação de Amparo Ă  Pesquisa do Estado de SĂŁo Paulo), Fundep (Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa), e Banco do Nordeste”, afirma o especialista.

Segundo o consultor, ao identificar e explorar oportunidades de inovação e dedução fiscal, as empresas podem impulsionar seu crescimento e contribuir para o fortalecimento do ecossistema de inovação no Brasil, gerando empregos, riqueza e progresso para a sociedade como um todo.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!