A Prefeitura de Nova Santa Rita anunciou nesta segunda-feira (10) que todas as 18 escolas do município vão contar com guarda patrimonial. A decisão surgiu depois de uma grande preocupação gerada por postagens falsas nas redes sociais falando sobre ameaças de ataques nas instituições.
Todas as cidades estão em alerta máximo após o massacre de quatro crianças em uma creche de Blumenau/SC na última semana. Novas ameaças começaram a surgir em diversos locais depois do ocorrido. No entanto, autoridades acreditam que se trate de uma estratégia do crime organizado para desfiar o foco da polícia.
Ainda assim, por precaução, em reunião com a Brigada Militar e a Polícia Civil no gabinete do prefeito em exercício, Toninho Pfeil, ficou decidido a destinação de um guarda patrimonial para cada instituição de ensino de Nova Santa Rita. “Tomamos essa decisão para garantir que todos os estudantes possam permanecer no colégio com tranquilidade, tendo como única preocupação o aprendizado”, enaltece Pfeil.
Ainda segundo ele, embora os setores de inteligência afirmaram que as publicações não são verdadeiras, garantir a segurança de cada um é dever do poder público. “São postagens sem origem, que circulam em todo país, mas devemos nos precaver. Pedimos atenção das forças de segurança e a Brigada Militar iniciou, ainda pela manhã, rondas nas escolas, assim como a Polícia Civil fará a apuração das postagens e a propagação de notícias falsas”, pontua.
O prefeito em exercício diz que a orientação é para que as pessoas não repassem informações das quais não sabem a origem. Ele lembra que quem propagar notícias falsas podem incorrer em crime/contravenção. “Estamos em diálogo constante com a forças de segurança. Na reunião desta tarde (10), a Brigada Militar enalteceu que o policiamento nos perímetros escolares será reforçado com duas viaturas extras”, garante Toninho.