Os hospitais de Canoas estão enfrentando uma superlotação em função do grande movimento em hospitais da Capital e da Região Metropolitana nesta semana. Segundo a Prefeitura de Canoas, o Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) opera nesta terça-feira (11) com uma ocupação de 150% da sua emergência.
A casa de saúde também está com 70% de ocupação na UTI 1 e 90% de ocupação na UTI 2. Os dados, no entanto, já foram piores durante essa semana.
No Hospital de Pronto Socorro (HPSC), a emergência também se encontra operando com 100% da capacidade e o Centro Cirúrgico em 90%. A UTI geral apresenta ocupação de 90%, enquanto UTI trauma tem 80% de leitos ocupados. As Unidades Intensivas (UIs) também estão em 100%.
O Hospital Universitário (HU) é o menos lotado no momento, está com 93% das UTIs ocupadas, enquanto 80% da capacidade de áreas clínicas é utilizada.
Especialistas apontam que este é um período de grande procura das unidades de saúde em função das crises respiratórias causadas pelas mudanças de temperatura do outono. A orientação da Prefeitura de Canoas é que a população busque pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em casos mais simples, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) quando se tratar de algo mais sério e buscar os hospitais apenas em casos de emergência e urgência.
RESUMO EM 11 DE ABRIL DE 2023
Graças:
Porta Urgência/Emergência 150%
UTI 1: 70% de ocupação
UTI 2: 90% de ocupação
HPSC
UTI Geral: 90% de ocupação
UTI Trauma: 80%
UI’s: 100%;
Emergência: 100%
Centro Cirúrgico: 90%
HU:
UTIs 93%
Áreas clínicas 80%