Plataforma digital oferece ferramentas para gestão jurídica

De acordo com o Relatório Justiça em Números 2022, apresentado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), há o estoque de quase 78 milhões de processos em tramitação no país, isso sem contabilizar os processos administrativos em trâmite nos órgãos das administrações públicas federais, estaduais e municipais.

Ainda de acordo com o relatório, 97,2% dos novos processos ingressaram na Justiça em formato eletrônico em 2021. Porém, devido a transformação digital, há mais celeridade nas baixas dos processos, sendo que nos processos pendentes, o tempo de espera foi em média de 9 anos e 9 meses nos autos físicos. Nos eletrônicos, de 3 anos e 4 meses.

Diante do cenário, foram desenvolvidas plataformas digitais voltadas para o mercado jurídico, que podem disponibilizar ferramentas para auxiliar advogados. Mesmo assim Ricardo preferiu desenvolver a ferramenta Conexão Jurídica para atender as necessidades da Vivacqua Advogados. Posteriormente a ferramenta foi disponibilizada ao público como uma plataforma de cadastro gratuito que tem como premissa a auxiliar os advogados na gestão financeira e operacional de suas atividades, se transformou em uma rede social onde os usuários divulgam artigos e trabalhos. Para os criadores, o surgimento do Conexão Jurídica está integrado à gig economy, modelo de negócio que leva às plataformas digitais a negociação entre prestadores e fornecedores.

Segundo Ricardo Vivacqua, sócio fundador da Vivacqua Advogados, a estratégia desenvolvida possibilitou a aproximação do Conexão Jurídica com entidades que buscam disponibilizar benefícios aos advogados, como as Caixas de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) e do Rio Grande do Sul (CAARS), que juntas assistem a mais de 450.000 profissionais, entre advogados e estagiários.

“O objetivo do desenvolvimento da ferramenta foi auxiliar na gestão e contratação de advogados para a realização de audiências e diligências fora do eixo geográfico de atuação do escritório. Observando o dia a dia no escritório, notamos que era possível fazer o que já era feito na advocacia, mas de forma mais prática”, comenta Ricardo.

O desenvolvimento da solução contou com investidores anjo e com a contratação de especialistas em tecnologia. “Participar das discussões iniciais de criação do modelo e ver como se transformou em uma solução de fácil usabilidade, traz o conforto de ter investido em algo que pode mudar a eficiência dos escritórios”, comenta Elias Zoghbi, investidor e Conselheiro de Empresas.

Conexão entre advogados, tomadores e prestadores de serviços

Para Ricardo, deslocar um advogado de uma região para outra, para realizar uma audiência, pode ser mais oneroso do que o valor do processo. Para amenizar essa situação, o mercado jurídico disponibiliza meios para buscar um profissional da área em catálogos, no qual o contratante deve realizar o processo de entrar em contato, conferir a disponibilidade de agenda e acordar honorários. “O que fizemos foi automatizar todo o processo e, com isso, fomentar o mercado jurídico nacional, ao possibilitar que qualquer advogado possa apresentar gratuitamente sua proposta para determinado serviço jurídico”, explica Vivacqua.

A plataforma Conexão Jurídica oferece cadastro gratuito para advogados e escritórios de advocacia. Quando um advogado informa que está em busca de um colega, para funcionar como correspondente para determinada diligência, os profissionais cadastrados na plataforma recebem uma notificação por e-mail e/ou Telegram, de acordo com região geográfica e área do direito que integra sua atuação.

Posteriormente, os advogados interessados em executar o serviço lançam sua proposta e o advogado que solicitou o serviço decide pela proposta que melhor lhe atende, de acordo com avaliação do proponente e sua proposta financeira.

Com a aprovação da proposta, o valor é bloqueado no cartão de crédito cadastrado pelo advogado que solicitou o serviço. Os advogados são avaliados a cada serviço. Todo o procedimento é gratuito, sendo creditado à plataforma valor fixo pelo advogado prestador dos serviços quando recebe seus honorários. Esta taxa serve para custear o armazenamento dos arquivos transmitidos e tratativas na nuvem, material este que os advogados contratantes podem acessar a qualquer momento.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!