Investimentos no exterior atraem brasileiros

O Brasil tem se feito presente em oportunidades de investimento no exterior e, segundo a pesquisa realizada pela XP Investimentos, houve crescimento do interesse entre investidores brasileiros quanto à aplicação de seu capital no mercado estrangeiro para o ano de 2023. Dentre os mais de 10 mil respondentes do estudo, 74% afirmaram o desejo de aumentar sua exposição internacional.

No setor de imĂłveis dos Estados Unidos, por exemplo, entre os anos de 2021 e 2022, os brasileiros aplicaram US$ 1,6 bilhĂŁo nesse segmento, posicionando o paĂ­s como o quinto que mais investe em imĂłveis nos EUA. Mas, segundo o levantamento da XP Investimentos, os principais pontos de interesse para 2023 sĂŁo os tĂ­tulos de renda fixa nos EUA, com 49% dos clientes interessados, e o dĂłlar, com 48% de interessados.

Daniela Colombo, criadora de conteĂșdo sobre investimentos, afirma que existem vĂĄrias opçÔes de investimentos no exterior disponĂ­veis para investidores brasileiros que buscam por alternativas. Algumas das principais listadas pela especialista sĂŁo:

  • AçÔes: Investir em açÔes de empresas estrangeiras Ă© uma das formas mais comuns de investimento no exterior. Isso pode ser feito por meio de corretoras internacionais ou por meio de fundos de investimento.
  • ETFs: Os ETFs (Exchange-Traded Funds) sĂŁo fundos de investimento negociados em bolsa que rastreiam Ă­ndices de mercado. Eles podem ser uma forma fĂĄcil e acessĂ­vel de investir em açÔes, tĂ­tulos ou commodities estrangeiros.
  • Bonds: Os tĂ­tulos estrangeiros, ou bonds, sĂŁo uma opção de investimento de renda fixa emitida por governos, empresas ou outras instituiçÔes financeiras.
  • REITs (Real Estate Investment Trusts) sĂŁo negociados em bolsa de valores que investem em uma variedade de ativos imobiliĂĄrios, como edifĂ­cios comerciais, residenciais, shopping centers, hospitais e hotĂ©is.

Com relação Ă  procura por aquelas que gerariam mais chances de retorno imediato, ou que poderiam ser lucrativas a longo prazo, a especialista recomenda cautela, pois nĂŁo Ă© possĂ­vel afirmar com certeza quais opçÔes de investimentos no exterior geram mais retorno imediato ou a longo prazo. â€œO retorno depende de diversos fatores, como a conjuntura econĂŽmica dos paĂ­ses onde os investimentos sĂŁo feitos, as condiçÔes polĂ­ticas, as flutuaçÔes cambiais, entre outros”, diz Colombo.

Ao analisar opçÔes disponíveis atualmente, Colombo afirma que, no curto prazo, investimentos em títulos de renda fixa, como bonds, podem gerar retornos mais previsíveis, mas com menor potencial de ganho. Jå no longo prazo, investimentos em títulos de renda fixa, açÔes e REITS podem ser mais lucrativos, desde que escolhidos com cuidado e acompanhados de perto.

“É importante ressaltar que o retorno do investimento nunca Ă© garantido e que Ă© necessĂĄrio considerar diversos fatores, como a diversificação da carteira, a alocação de ativos e a estratĂ©gia de investimento antes de tomar qualquer decisĂŁo de investimento no exterior”, alerta a profissional.

Mais informaçÔes disponíveis em https://www.instagram.com/danicolombo.invest/

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!