Como a cultura de paz na escola influencia na escolha da escola?

Em 2018 foi aprovada a Lei nº 13.663, a qual incluiu a promoção da cultura de paz e da não violência nas escolas. Porém, ao longo do último ano, a frequência de ataques a escolas cresceu no Brasil. De acordo com o Portal 360, foram 5 ataques fatais registrados desde setembro de 2022 até abril de 2023. 

Com o aumento da violência e o discurso de ódio nas escolas é preciso que seja trabalhada a cultura de paz nessas instituições. A Organização das Nações Unidas (ONU) define o termo como “um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseados: no respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática da não-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação; no pleno respeito e na promoção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais”.

O  colégio é um dos lugares em que os estudantes mais passam seu tempo, e além de ser um espaço de aprendizado, é, também, um ambiente de desenvolvimento, autoconhecimento e socialização. É nesse meio que as crianças e os adolescentes descobrem mais sobre si, os outros e a sociedade.

Por isso, é preciso que os responsáveis conheçam bem a escola antes de matricular os seus filhos. No site do Melhor Escola informações como infraestrutura, localização e a avaliação de pais, professores, alunos e ex-alunos estão disponíveis para os responsáveis que estão querendo saber mais sobre as instituições de ensino da sua região. 

Além disso, é possível ver questões como a motivação dos estudantes na instituição, a participação da comunidade e o desenvolvimento socioemocional dos alunos. É por meio de tal desenvolvimento que valores como respeito, educação, ética e cooperação são aprofundados nos alunos. 

O Melhor Escola tem como objetivo auxiliar famílias a encontrarem as melhores escolas e facilitar o acesso à educação em escolas particulares de ensino básico através do programa de bolsas.

Essas e muitas outras informações das mais de 193 mil escolas cadastradas no portal estão disponíveis por meio do link a seguir: https://www.melhorescola.com.br/ 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!