Chinoca e Sibilão dão exemplo e ajudam crianças na rotina de escola em Esteio

Um deles até já passou pelo estágio probatório

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

Os pequenos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Irmã Sibila Ana Burin em Esteio contam com duas presenças especiais durante as aulas. A Chinoca e o Sibilão ajudam as professoras e funcionários no dia a dia das crianças.

A ideia de levar a Chinoca para dentro da sala de aula foi da professora Ana Paula Tassinari. “Ela já passou no estágio probatório”, brinca ao contar que a gata de 19 anos frequenta a escola desde 2022. A pet, que tem autorzações para entrada em diversos locais como shoppings e até para viajar de avião, por exemplo, participa de todas as atividades das crianças.

Para Ana, é importante trabalhar com as crianças a afetividade e, para isso, ela utiliza os animais. “Os animais tem muitas utilidades dentro de uma escola. Com eles, a gente resgata a afetividade, incentiva a doação, melhoramos a aprendizagem e até na alimentação e integração dos pequenos com nós e com os colegas”, conta.

Filho da escola

A Chinoca tem um colega que, segundo a Ana, ainda está no estágio probatório. O Sibilão foi adotado após chegar perdido na escola. “Ela não tem muita paciência com ele”, conta a professora aos risos.

O cachorro foi adotado dentro do projeto ‘Cãolaborador’ da Prefeitura de Esteio. “Nós já estamos com 25 ‘cãolaboradores’ espalhados pela cidade. Todos eles estão muito felizes nos seus locais de trabalho”, relata o secretário Felipe Costella, titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, ao reforçar que mais de 120 cães estão no canil municipal aguardando adoção.

Relação com os alunos

Ana não poupa elogios e adjetivos aos pequenos no relacionamento com os dois funcionários. “Eles são muito afetuosos. Os alunos querem brincar com eles e com isso eles colocam todos os sentimentos nessa relação. Até segredo as crianças contam para os animais.”

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!