Procon Canoas fiscaliza mais de 200 lojas

A ação ocorreu em lojas do centro da cidade e nos shoppings

CLIQUE AQUI para receber as notĂ­cias no WhatsApp

Em ação especial para o Dia das Mães, o Procon de Canoas realizou uma fiscalização em lojas do centro da cidade e nos shoppings, verificando preços dos produtos diante do aumento da procura por presentes. a ação ocorreu entre os dias 8 e 11 de maio.

Ao todo, 210 lojas receberam os agentes de fiscalização e 50 destes estabelecimentos foram notificados a corrigir a precificação dos produtos expostos em vitrines ou no interior dos estabelecimentos.

A diretora do Procon Canoas, TaĂ­s Marques, explica que a população deve prestar atenção nos preços na hora de comprar. “A omissĂŁo de informaçÔes completas e apropriadas ao consumidor caracteriza crime contra a relação de consumo. Cabe Ă  população exigir o cumprimento de seus direitos por parte de todos os fornecedores de bens e serviços e, caso haja violação, oferecer denĂșncia ao Procon contra os estabelecimentos que desrespeitam as determinaçÔes do CĂłdigo de Defesa do Consumidor”.

O Procon disponibiliza um canal de denĂșncia para consumidores que se sentirem lesados devido aos preços praticados, por meio do WhatsApp (51) 99149-0991, ou diretamente na sede do Procon de Canoas, localizado na Rua General Salustiano, 142, bairro Marechal Rondon.

Dicas para as compras do Dia das MĂŁes

Pesquise Preços

É comum encontrarmos variação de preços em um mesmo produto. Atualmente no Brasil vigora o regime de liberdade de preços, ou seja, o comĂ©rcio Ă© livre para precificar como achar coerente. Uma boa dica Ă© realizar uma pesquisa do produto que pretende adquirir.

Compare os valores Ă  vista e a prazo

A lei determina que os estabelecimentos coloquem o valor total à vista e, quando houver diferença, o total a prazo das mercadorias. Além disso, é necessårio ter o valor das parcelas, o prazo de pagamento, os juros e encargos incidentes sobre o produto. Com esses dados em mãos, fica mais fåcil verificar se é viåvel a compra da mercadoria.

Observe a polĂ­tica de trocas em lojas fĂ­sicas

Lojas fĂ­sicas nĂŁo sĂŁo obrigadas a trocar produtos em casos de arrependimento, somente quando os produtos apresentarem vĂ­cios/defeitos. O que acontece Ă© que muitas realizam a troca em casos de arrependimento por cortesia. Antes de realizar sua compra, verifique se a loja de interesse faz trocas de mercadorias e qual o prazo mĂĄximo para efetivĂĄ-las. 

Exija nota fiscal

A nota fiscal Ă© seu comprovante de compra e permite que vocĂȘ acione a garantia e troque o produto, quando for o caso.

Atenção: direito de arrependimento somente para produtos comprados pela internet ou telefone

O direito de arrependimento de sete dias, que consta em lei, Ă© somente para produtos que o consumidor nĂŁo consegue verificar no momento da compra, ou seja, produtos comprados Ă  distĂąncia.

Pagamento

É proibida a cobrança de valor mĂ­nimo para vendas em cartĂŁo de dĂ©bito ou crĂ©dito.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!