Empresas de ônibus de Porto Alegre entregam 129 novos ônibus

Todos os veículos possuem ar-condicionado e elevador veicular para garantir a acessibilidade

CLIQUE AQUI para receber as notícias no WhatsApp

A Prefeitura de Porto Alegre entregou neste sábado (13) 129 ônibus adquiridos pelas empresas que operam o sistema de transporte coletivo. Todos os veículos possuem ar-condicionado e elevador veicular para garantir a acessibilidade. Eles começaram a integrar a frota em 2022.

Cerca de 100 foram expostos no estacionamento ao lado do estádio Beira-Rio. “A mobilidade humana é um dos maiores desafios do Brasil. Cidade boa para viver tem que ter vários modais . Precisamos melhorar e integrar o sistema de transporte público e oferecer qualidade para atrair os passageiros”, afirmou o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.

O investimento das empresas na nova frota é de mais de R$ 80 milhões. Até o final de 2023 mais veículos serão adquiridos para a renovação da frota, chegando a 200 ônibus novos em dois anos. “Estes 129 novos ônibus representam mais do que um investimento em frota, significam maior qualificação, conforto e avanço para o serviço de transporte coletivo de Porto Alegre. E vamos avançar ainda mais”, disse o vice-presidente da Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP) José Alberto Machado Guerreiro.

Ponto cego

Além da apresentação dos ônibus, foi dado o início no Projeto do Ponto Cego dos Ônibus, o qual faz parte do Plano de Segurança Viária Sustentável lançado no ano passado pelo município.

“Todos os veículos novos receberam os adesivos que indicam os pontos cegos e vão circular com essa sinalização. A utilização é para alertar sobre a visibilidade do motorista do ônibus para que seja reforçada a cautela”, explica o secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. A colagem dos dois adesivos, um de cada lado dos veículos, nas cores preta, branca, amarela e vermelha aponta o início do trecho com maior risco e tem a seguinte frase: “Ponto cego. O motorista pode não estar vendo você”. Os adesivos serão expandidos para os demais veículos da frota.

A equipe da Escola Pública de Mobilidade realizou uma atividade prática no local com a colocação de bicicletas nos chamados pontos cegos. Os agentes de fiscalização explicaram os riscos e mostraram como é a visibilidade do condutor de um ônibus. “Tem lugares nos ônibus que os motoristas não conseguem enxergar os ciclistas. Essa ação que integra o Movimento Maio Amarelo serve para conscientizar sobre os cuidados e promover a segurança para esse modal.”, comenta o diretor-presidente da EPTC, Paulo Ramires.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!