Pesquisas preveem crescimento de vendas de equipamentos de linha amarela em 2023

Estudo recente sobre o setor de equipamentos pesados revelou um momento de retomada e crescimento, com potencial de aumento nas vendas em 2023. Conduzido pela Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração (Sobratema), o relatório anual registrou um possível crescimento de aproximadamente 4% tanto para o segmento de måquinas da linha amarela como para todo o setor de equipamentos destinados à construção. Essa estimativa otimista reflete a confiança no mercado e sugere uma perspectiva promissora para o setor no próximo ano.

A ABIMAQ (Associação Brasileira da IndĂșstria de MĂĄquinas e Equipamentos) de 2022, destacou que, apesar de ter registrado uma queda de 5,9% na receita em relação ao ano anterior (2021), o setor de mĂĄquinas e equipamentos mostra perspectivas positivas para o ano de 2023. Projetando um crescimento de 2,4% na receita lĂ­quida dos fabricantes para o prĂłximo ano. Essa projeção indica uma recuperação gradual e um cenĂĄrio mais favorĂĄvel para a indĂșstria, sinalizando um fortalecimento do setor de mĂĄquinas e equipamentos no mercado nacional.

“ApĂłs a pandemia, ficou evidente a necessidade de uma reestruturação no setor de equipamentos de linha amarela. As transformaçÔes ocorridas no mercado impulsionaram uma mudança de paradigma, e Ă© certo que o setor nunca mais serĂĄ o mesmo. No entanto, diante desses desafios, a estimativa otimista de crescimento reflete a confiança no mercado e sugere uma perspectiva promissora para o setor no prĂłximo ano. É fundamental aproveitar essa oportunidade de recuperação e buscar adaptar-se Ă s novas demandas, impulsionando assim a retomada econĂŽmica e garantindo um futuro sĂłlido para o setor de mĂĄquinas e equipamentos pesados.”, afirma Julio CĂ©sar Picco, empresĂĄrio e TĂ©cnico especializado na ĂĄrea de soluçÔes em mecĂąnica pesada.

A recente aprovação pelo governo da redução de imposto de importação para uma ampla gama de mĂĄquinas e equipamentos utilizados pela indĂșstria Ă© um marco significativo para o setor. Com a alĂ­quota mĂ©dia desses produtos sendo zerada atĂ© dezembro de 2025, diversos segmentos da economia serĂŁo beneficiados, incluindo o de mĂĄquinas e equipamentos. Essa medida representa uma oportunidade Ășnica para impulsionar ainda mais a comercialização desses equipamentos no mercado nacional.

Com a redução dos custos de importação e a disponibilidade de equipamentos avançados, é esperado que o crescimento da comercialização do setor se intensifique ainda mais. As empresas terão acesso a soluçÔes tecnológicas de ponta, que contribuirão para a modernização de suas operaçÔes, aumento da produtividade e melhoria da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Além disso, a medida também pode estimular investimentos no setor, impulsionando o desenvolvimento de infraestrutura e o crescimento econÎmico de forma geral.

“Essa medida representa um grande impulso para a indĂșstria de mĂĄquinas e equipamentos. Com a redução dos custos de importação, teremos a oportunidade de trazer ao mercado nacional as mais avançadas tecnologias disponĂ­veis globalmente. Isso nĂŁo apenas fortalecerĂĄ nossa capacidade de atender Ă s demandas dos clientes, mas tambĂ©m impulsionarĂĄ nossa competitividade ao nĂ­vel internacional”, enfatiza Julio CĂ©sar Picco, CEO da Sul Equipamentos, especializada tambĂ©m em aluguel de mĂĄquinas pesadas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!