Em 17 de maio Ă© comemorado o Dia Mundial da Reciclagem

Para despertar o comprometimento das pessoas para realizar o descarte correto e contribuir para a mudança cultural em direção à economia circular, a UNESCO, agência da Organização das Nações Unidas voltada para a Educação, Ciência e Cultura, instituiu esta data.

A realidade de ter apenas 4% da população brasileira separando os itens recicláveis, segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) publicados em 2022, demonstra que a busca por soluções para transformar o problema dos resíduos em oportunidade de geração de empregos e renda é um processo urgente.

“No ano de 2022, o brasileiro gerou 81,8 milhões de toneladas de lixo. A destinação final ainda é um desafio, pois 39% dos resíduos sólidos coletados continuam sendo encaminhados para aterros sanitários, ocasionando graves prejuízos ao meio ambiente e à qualidade de vida da população”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & Negócios.

O Brasil é o quinto maior gerador de lixo eletrônico no mundo. Em 2022 foram coletadas 11,3 toneladas de lixo eletrônico, e mais de 50 mil itens, como smartphones, tablets, fones e baterias, volume 22% maior que no ano anterior.

Um estudo encomendado pelo Plano de Incentivo à Cadeia do Plástico aponta que 23% dos resíduos plásticos pós-consumo foram reciclados em 2021 no Brasil. O mesmo levantamento indica que houve um incremento de 14,3% na produção de plástico reciclado pós-consumo, chegando a mais de 1 milhão de toneladas. “Vemos uma jornada consistente em direção a uma economia circular mais robusta e resultando em produtos com maior valor agregado para retornar ao consumidor”, considera Fernando Henrique Diniz, responsável por economia circular e modelos de negócios na BASF.

Os conceitos de um artigo publicado em 2020 pela renomada revista Nature Climate Change elaborado por cientistas da Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, mostrou que as crianças exercem um importante papel quanto à conscientização sobre o meio ambiente dentro de suas famílias, pois, uma vez interessadas e preocupadas com o tema, tendem a incentivar seus pais a também fazer ações de melhoria em relação à reciclagem.

“A sociedade precisa assumir um compromisso com a sustentabilidade. Para que esta mentalidade consiga prosperar é preciso que ocorra uma integração e trabalho colaborativo dos diversos elos da cadeia, como os fornecedores, clientes, indústrias, as marcas de consumo, cooperativas, startups, enfim, todos os envolvidos deverão ter motivos muito especiais para comemorar esta data tão importante”, finaliza Vininha F. Carvalho.

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!