Lançamento da Virada da Consciência e Museu da História do Negro marcam 13/5

Lançamento da Virada da Consciência 2023, outorga da Medalha do Mérito Cívico, lançamento do Museu da História do Negro, o primeiro do gênero nas américas e apresentação do livro de Cristovam Buarque: A Última Trincheira da Escravidão, foram alguns dos eventos organizados por Reitor José Vicente, da Zumbi dos Palmares entre os dias 12 e 13 de maio.

A Virada da Consciência, um dos mais importantes eventos do Brasil para promover a diversidade racial, deu início às comemorações na manhã do dia 12/5, na Pinacoteca de São Paulo, com apresentação do reitor José Vicente e da Secretária de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, Marília Marton. Idealizada pela Universidade Zumbi dos Palmares e pela ONG Afrobras.

Ainda na véspera da data em comemoração à Abolição da Escravatura, o reitor José Vicente reuniu, no Salão Nobre da Fiesp 150 convidados para prestigiar a outorga da Medalha do Mérito Cívico concedida pela Universidade e pela Afrobras. Este ano, entre os homenageados destacam-se: Aloizio Mercadante, presidente do BNDES; as secretárias estaduais Marília Marton (Cultura e Economia) e Coronel Helena Reis (Esportes). Também foram agraciados o presidente da P&G, Andre Felicissimo; a deputada estadual Ediane Maria (PSOL); o presidente da Vivo, Christian Gebara; e o pró-reitor da Unicamp, Fernando Coelho.

O reitor José Vicente também entrega a medalha a Kelly Quirino, do Conselho de Administração do Banco do Brasil; Ines Coimbra, procuradora-geral do Estado de São Paulo; Liel Miranda, presidente do Instituto Mover; Luiz Guilherme da Costa Wagner Junior, desembargador do Estado de São Paulo; e Sidnei Carriuolo, presidente da Liga das Escolas de Samba de São Paulo.

A manhã do dia 13 de maio foi marcada pela emoção do lançamento do Museu da História do Negro, uma parceria do Governo de São Paulo, que cedeu o prédio da antiga sede administrativa do Centro Paula Souza, no Bom Retiro, a prefeitura de São Paulo e a Universidade Zumbi dos Palmares que vai cuidar unir parceiros da iniciativa privada para promover a restauração do prédio.

“O Museu da História do Negro é mais um grande sonho tornando realidade, queremos resgatar um pouco da história por meio de obras, peças do dia a dia, manifestações culturais e artísticas além de usar este espaço para capacitar negros e não negros. Vamos unir a expertise da Universidade para promover cursos de várias áreas e resgatar ainda mais a memória de como viviam aqueles que os navios negreiros trouxeram para as atuais e futuras gerações. Queremos abrir as portas para comunidade em 13 de maio de 2024”, afirma o reitor José Vicente.

A restauração, que será um projeto muito grande, será realizada com a parceria da iniciativa privada, a primeira empresa a aderir foi o Carrefour, que está integrando o programa Racismo Zero, promovido pela Zumbi.

Ainda em comemoração à data, na tarde do dia 13/05, houve a apresentação do livro “A Última Trincheira da Escravidão”, escrito pelo ex-ministro da educação Cristovam Buarque com base nas atas da Lei Aurea, presentes no Senado, editado pela UniPalmares, editora da Universidade Zumbi dos Palmares.

Virada da Consciência 2023

A Virada da Consciência será realizada entre os dias 16 a 20 de novembro na cidade de São Paulo com ações voltadas à educação, cultura e lazer como o Troféu Raça Negra e Flinksampa, que serão em homenagem à jornalista Gloria Maria. Festival Afrominuto é voltado a alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e privadas, estimulando o reconhecimento, valorização e respeito à diversidade étnico-racial brasileira e a cultura afro-brasileira por meio de produções audiovisuais.

“Queremos convidar a todos nesses seis meses a participar de alguma forma, de ter mais consciência sobre o seu papel e como cada um pode promover mudanças simplesmente apresentando os projetos como o Afrominuto às crianças, por exemplo”, afirma José Vicente. Além do Festival, a Virada da Consciência inclui ainda o Troféu Raça Negra, a FlinkSampa (Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra) e a Corrida e Caminhada da Consciência.

Troféu Raça Negra

Criado e organizado pela ONG Afrobras e pela Universidade Zumbi dos Palmares para destacar personalidades negras e não-negras que contribuem para a luta contra o racismo e em favor da inclusão racial, a 21ª edição do Troféu Raça Negra vai homenagear a jornalista Glória Maria, que faleceu este ano. A cerimônia será realizada na Sala São Paulo, no dia 20 de novembro.

FlinkSampa

A Festa do Conhecimento, Literatura e Cultura Negra (FlinkSampa) tem com o objetivo de valorizar a literatura, descobrir talentos, dar oportunidade aos escritores negros, aos que tratam das questões raciais e aos jovens talentos, por meio de lançamentos e venda de livros, quadrinhos, produtos de afro-empreendedores, além de outras atividades culturais como palestras e debates para professores e estudantes. Em 2023 a FlinkSampa acontece nos dias 16 e 17 de novembro.

Corrida e Caminhada da Consciência

Criada no ano passado, a Corrida e Caminhada da Consciência já faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo. Em 2023, acontece no dia 19 de novembro (domingo), na zona norte do município.

Informações para Imprensa

Contatos: Luciana Frei

[email protected]

Fones: (11) 9 5134 9665

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!