Ritmo forte de expansão de farmácias segue crescimento do varejo de proximidade

Nos últimos anos, é cada vez mais comum ver farmácias e drogarias em strip malls. Mas o que são strip malls? São centros comerciais compostos por lojas de pequeno e médio porte, que geralmente estão localizados em áreas residenciais ou perto de grandes avenidas.

A expansão de farmácias nesses locais tem sido uma tendência crescente por vários motivos. Primeiro, a localização em strip malls permite que as farmácias estejam mais próximas de seus clientes, tornando o acesso aos produtos mais fácil e conveniente.

Além disso, os strip malls geralmente oferecem estacionamento gratuito, o que é uma grande vantagem para os clientes que precisam fazer compras rápidas. Também é comum que as farmácias e drogarias em strip malls ofereçam serviços adicionais, como testes de saúde, serviços de vacinação e consultas com farmacêuticos.

“A composição do mix nestes empreendimentos é pensada em trazer sinergia e geração de tráfego entre as lojas, então, as farmácias ocupam uma posição estratégica dentro desse contexto”, explica Marcos Saad, presidente da Associação Brasileira de Strip Malls (ABMalls).

Seguindo esse movimento de expansão, as redes de farmácia adotaram um ritmo acelerado de expansão no Brasil. Dados do Sebrae indicam que mais de 29 mil farmácias foram abertas nos últimos três anos no Brasil. No total, há mais de 191 mil farmácias e drogarias por todo o País, incluindo filiais de grandes, médias e pequenas redes, estabelecimentos independentes, franquias e farmácias públicas e comunitárias.

Estimativas indicam que o setor de farmácias deve chegar a um faturamento de US$ 1,65 bilhão até 2027. Entretanto, para que conquistem os resultados desejados, é imprescindível que essas redes se posicionem em locais estratégicos, e os strip malls fazem parte dessa conta.

“Os strip malls – também conhecidos como centros comerciais de proximidade – são empreendimentos que abrigam, cada vez mais, as farmácias. Isso porque seu foco principal é na conveniência e facilidade ao consumidor, oferecendo um mix de serviços, alimentação e conveniência”, explica Saad, também sócio fundador da MEC Malls, empresa que faz a concepção e gestão de strip malls.

Com a chegada de opções como entrega via delivery ou retirada de compra na loja, as farmácias em strip malls se tornaram, ainda, hubs de distribuição de medicamentos e serviços. Prova desse sucesso é que a Raia Drogasil, por exemplo, revisou a projeção de abertura de lojas de 2023 a 2025 para 260 unidades por ano. A estimativa anterior era de 240 lojas anuais.

Desde 2018, o montante aplicado nas frentes digitais da Raia Drogasil cresceu seis vezes. Nos últimos 12 meses, foram investidos R$ 600 milhões para o desenvolvimento tecnológico da empresa (CRM, aplicativo, terminais de atendimento na loja e logística).

Boa parte desse crescimento é voltado à chamada Nova Farmácia, que disponibiliza ofertas personalizadas ao cliente e amplia os serviços de saúde nas lojas. O pontapé inicial aconteceu durante a pandemia, com o oferecimento de testes para Covid-19.

Além de favorecer as próprias redes em si, a expansão das farmácias beneficia também os empreendedores de strip malls. Isso porque as farmácias são consideradas uma das lojas âncora, ou seja, atraem e fidelizam muitos clientes para o strip mall, o que pode aumentar o fluxo de pessoas para outras lojas e, consequentemente, elevar as vendas.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!