Especialista dá minicurso gratuito sobre engenharia do produto

No dia 22 de maio, segunda-feira, às 10h, será ministrado o minicurso “Criando a engenharia dos produtos”. O treinamento, com duração de até duas horas, é online e gratuito para gestores, colaboradores da indústria e universitários de todo o país. 

Os participantes irão aprender os conceitos e também, de forma prática, como fazer a engenharia de um produto, inclusive cadastrando-a em um sistema de gestão ERP real. Além disso, os alunos poderão ter acesso a uma planilha para praticar os tópicos trabalhados. 

Será ensinada a criação da lista de materiais, que é a composição de todos os insumos e suas quantidades envolvidas na fabricação de um produto, e também a geração do roteiro de produção, que é o passo a passo para se criar o produto ou prestação de serviço industrial.

De acordo com o engenheiro de produção e diretor de uma empresa de tecnologia para indústrias, João Pimenta, é fundamental que as fábricas tenham domínio sobre a exata composição dos seus produtos e que tenham controle sobre estes cadastros de forma organizada. “Principalmente as empresas menores e aquelas que trabalham com projetos especiais enfrentam o desafio de terem domínio sobre a engenharia do seu mix de produtos, o que é péssimo para a administração do chão de fábrica e crescimento saudável do negócio”, comentou João.

Segundo o especialista, que será o palestrante desse treinamento, a criação da engenharia do produto estrutura a boa gestão de vários setores dentro de uma indústria, como produção, compras, estoque e até custos. “A engenharia do produto é como pensar na receita de um bolo, onde temos que considerar todos os ingredientes, as quantidades, a ordem em que tudo será misturado e os passos do preparo. Porém, por vezes, estamos falando de produtos com centenas de insumos em sua composição, com alta complexidade”, completou ele. 

O minicurso “Criando a engenharia dos produtos” faz parte da programação do evento II Semana da Gestão Industrial na Prática, que conta com mais outros quatro treinamentos: “PCP: o que você precisa saber”; “Fazendo a programação da produção”; “Controle de estoque eficiente” e o de “Formação de preço de venda com análise de custos”. Diariamente, um minicurso será liberado às dez horas e ficará disponível até o final do evento para que seja assistido no melhor momento para o aluno. A participação é totalmente gratuita, com os materiais em vídeo, PDF e Excel hospedados na plataforma de ensino academia Nomus, e confere certificado. 

Os interessados devem se inscrever através do site https://www.nomus.com.br/sgip2023/ para receber o acesso aos conteúdos.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!