Relação entre mito e narrativas bíblicas é tema de evento promovido pela FAEP

O ser humano sempre buscou formas de compreender o mundo que o cerca, bem como sua origem. Nessa busca pelo conhecimento, duas fontes se destacam: os mitos e as narrativas bíblicas. Para compreender melhor cada uma dessas expressões culturais e a relação entre elas, a Faculdade de Educação Paulistana (FAEP) promove, em São Paulo, dos dias 29 de maio a 1º de junho, a 8ª edição do Teologando, uma série de palestras gratuitas voltadas para a área de Teologia. Nesta edição, palestrantes das áreas da Ciências da Religião, Literatura e História explorarão o tema Existem mitos na Bíblia?, a partir de diferentes perspectivas. O evento será voltado não apenas para os alunos de Teologia, como para todos os interessados, de modo geral, em obter conhecimento sobre a construção das narrativas bíblicas e seus propósitos. 

De acordo com o Prof. Rui Caetano, coordenador e professor do curso de Teologia da FAEP e organizador do Teologando, em um primeiro momento, é possível questionar por que um aluno de Teologia precisaria se perguntar se existem mitos na Bíblia? “Ora, a maioria dos estudantes dessa área utilizam a Bíblia como base para sua fé. Portanto, é fundamental conhecer a origem de suas narrativas e como acontece a construção do conhecimento, pois só assim poderá responder com convicção sobre a razão de sua fé”, explica o professor.

O coordenador define mito como narrativas tradicionais transmitidas de geração em geração, ao longo dos séculos, que abordam questões como a criação do mundo, o propósito da vida e a relação entre os seres humanos e os deuses. Para isso, elas se utilizam de expressões imaginárias do povo, no propósito de explicar o desconhecido, dando um significado à existência. “Já as narrativas bíblicas também trazem questões fundamentais como a origem do universo, o propósito da vida humana e a relação entre Deus e a humanidade, as quais são abordadas por meio de personagens e histórias”, completa Rui. Ainda de acordo com o educador, apesar de suas diferenças, essas duas formas de contar histórias têm pontos em comum e podem ser analisadas de maneira relacionada, principalmente em relação ao uso de elementos como metáforas, alegorias, ou seja, imagens que transcendem seu significado literal e apontam para verdades mais profundas. 

No primeiro dia (29/05), o Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista, Matheus Eduardo de Oliveira Rocha, explicará o que são narrativas míticas. “Ao contrário do que muitos pensam, mitos não são mentiras, mas narrativas utilizadas pelos povos antigos para explicar fatos da realidade e fenômenos da natureza que não eram compreendidos. Um dos objetivos do mito é transmitir conhecimento e explicar fatos que a ciência ainda não entendia ou não pode entender”, afirma Matheus. Dessa forma, ele ressalta a importância de compreender o conceito de mito, já que a Bíblia é um livro utilizado para explicar, através do criacionismo, os fatos e fenômenos históricos.

Já no segundo dia (30/05), o Doutor em Literatura pela USP, Jack Brandão, abordará a construção do sagrado, a partir da relação entre palavra e imagem. “A palavra surge juntamente com a imagem e ambas têm uma importância fundamental não só na construção da própria humanidade, como também na construção de seus saberes, nos quais se insere o mito”, afirma Jack. Assim, com essa palestra, o professor pretende demonstrar a importância que a imagem e a palavra assumem na construção mítica do apocalipse de São João e por que tal texto não pode ser compreendido de maneira totalmente literal.

Uma reflexão sobre a existência de narrativas bíblicas no Antigo Testamento, conduzida pelo Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista, Jheymes França, com participação do professor da FAEP, Marcos Alves da Silva, será o tema do terceiro dia (31/05).

Para encerrar, no último dia (01/06), o Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista, Fernando Ferreira Rocha, questionará a existência de narrativas míticas no Novo Testamento.

Todas as palestras acontecerão presencialmente, na FAEP, com transmissão online, e início a partir das 19h30.

Serviço:

Teologando – 8ª edição: “Existem mitos na Bíblia?”

Data: 29 de maio a 1º de junho

Horário: a partir das 19h30

Local: FAEP: Rua Cordeiro da Silva, 185, Vila Nova Parada, São Paulo – SP

Evento gratuito

Link para inscrições 

Sobre os palestrantes:

Fernando Ferreira Rocha – Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Jack Brandão – Doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP). Diretor do Centro de Estudos Logoimagéticos CONDES-FOTÓS. Editor da revista acadêmica Lumen et Virtus.

Jheymes França – Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Marcos Alves da Silva – Graduado em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor da FAEP em Gestão Educacional, Metodologia do Ensino de Geografia e História, Legislação Educacional e Metodologia da Pesquisa Científica.

Matheus Eduardo de Oliveira Rocha – Doutorando em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

 

 

 

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!