Eletrosom adota software de inteligĂȘncia fiscal da Sovos

Fundada em Monte Carmelo, no interior de Minas Gerais, a Eletrosom é uma empresa especializada no varejo de móveis, eletroeletrÎnicos e eletrodomésticos, presente hå mais de 40 anos no mercado.

Com sua matriz administrativa sediada em Uberlùndia (MG), atualmente conta com cerca de 95 lojas físicas em Minas Gerais e 70 em Goiås, além de um e-commerce que realiza vendas para todo o Brasil.

Sujeita, portanto, a um alto volume de parametrizaçÔes fiscais de produtos, que variam inclusive entre itens de uma mesma categoria, e a diferentes regras tributårias, que se alteram conforme a legislação fiscal vigente em cada estado e município do país, a Eletrosom recorreu à tecnologia da Sovos não só para otimizar sua operação fiscal e diminuir a insegurança tributåria, como aumentar a competitividade no mercado varejista.

Desafio

Antes da parceria com a Sovos, a Eletrosom realizava de maneira manual, tanto a parametrização e cadastro de milhares de produtos em seu sistema quanto a atualização das regras de tributação das notas fiscais recebidas e emitidas.

“Nossa principal preocupação na Ă©poca era, por exemplo, estar aplicando uma tributação com redução de base de cĂĄlculo em produtos que nĂŁo tinham redução de base de cĂĄlculo ou ao contrĂĄrio, aplicando uma tributação integral em produtos que tinham uma redução de base de cĂĄlculo”, relembra CĂ©sar Augusto Abreu Carneiro, Tax Manager na Eletrosom.

Ainda segundo César, isso acontecia porque, naquele tempo, a empresa não tinha a validação do processo tributårio, nem a total segurança acerca da tributação do que era recebido, do que era faturado e sobre tudo aquilo que jå estava cadastrado.

AlĂ©m do risco de tributação incorreta, outra preocupação da Eletrosom estava relacionada aos prazos necessĂĄrios para configuração do sistema de classificação do produto e entrega das obrigaçÔes fiscais, em que possĂ­veis inconsistĂȘncias ou atrasos geram autuaçÔes e multas pelo Fisco.

“Se ocorria alguma divergĂȘncia significativa em relação ao nosso cadastro, nĂłs sĂł irĂ­amos verificar aquilo no fechamento fiscal, trinta dias depois. Esse foi outro risco que nĂłs procuramos minimizar ao adotar o Taxrules nĂŁo sĂł como motor de cĂĄlculo para nota fiscal emitida, mas tambĂ©m para validação de nota fiscal recebida”, completa CĂ©sar.

Solução

Cliente da Sovos desde 2012, a Eletrosom adotou o Taxrules justamente para automatizar a correta classificação e tributação dos produtos, validando a tributação das notas de entrada e tributando corretamente as notas de saída.

“Com o Taxrules, conseguimos otimizar o trabalho do nosso departamento fiscal e evitar, por exemplo, que nossa equipe perca tempo interpretando uma regra tributĂĄria. Hoje conseguimos evitar que o erro ocorra atĂ© mesmo antes de receber a mercadoria. E o mesmo vale para nossas emissĂ”es de notas”, conta CĂ©sar.

Estratégia de e-commerce

Com uma filial de e-commerce estabelecida em Minas Gerais, a Eletrosom também utiliza o Taxrules para apurar e validar as informaçÔes fiscais das vendas on-line realizadas para todo o Brasil.

“No caso de vendas por e-commerce, nĂłs temos o cĂĄlculo do ICMS-Difal que varia de acordo com a alĂ­quota interna do estado de destino. EntĂŁo, alĂ©m de prover esse cĂĄlculo de forma muito precisa, o Taxrules ainda nos auxilia a tomar decisĂ”es estratĂ©gicas, ao aprimorar nossos processos de compras e vendas”, pontua CĂ©sar.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!