Festival de Música de Câmara abre inscrições para músicos de todo o Brasil

Até o próximo dia 28 de maio, estão abertas as inscrições para o 1º Festival de Música de Câmara de Curitiba. Com premiação em dinheiro, o concurso pretende incentivar e promover a música de câmara nacional, assim como proporcionar aos músicos e grupos a oportunidade de se apresentar em um evento de grande porte. Dividido em três etapas, a competição irá premiar os três melhores grupos camerísticos do Brasil. 

Segundo o idealizador do evento, Ricardo Trento, o Festival de Música de Câmara de Curitiba abre a oportunidade para o surgimento de novas formações de música clássica instrumental ao mesmo tempo que trabalha com a formação de plateia.

“Além de ser uma vitrine para duos, trios, quartetos e grupos em geral, o Festival foi pensado para otimizar os recursos das leis de incentivo, já que os custos para viabilizar apresentações de grupos de câmara são menores do que os de uma orquestra com mais de 20 músicos”, afirma Trento.

Etapas

Na primeira etapa, o grupo de câmara deverá enviar uma gravação de até cinco minutos de uma peça livre de compositor brasileiro ou estrangeiro de qualquer período, composta originalmente para a formação proposta. O link do YouTube (não listado) deverá constar no formulário de inscrição. A relação dos 12 finalistas será anunciada dia 7 de junho. 

A segunda fase prevê a realização de audições presenciais de 04 a 08 de julho, em Curitiba, na Capela Santa Maria. Nesta etapa, serão selecionados 6 grupos. A seleção será feita pelos jurados com base no desempenho de cada grupo durante as Masterclasses. 

A terceira e última etapa selecionará os 3 grupos com melhor desempenho durante as masterclasses e performance no Concerto da Fase Final, a ser realizado dia 08 de julho. A premiação acontecerá dia 09 de julho.

O regulamento completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site festivaldemusicadecamara.com.br. 

As formações de música de câmara

A música de câmara é aquela executada por um grupo de instrumentistas. As formações camerísticas têm sua denominação de acordo com a quantidade de músicos: dois instrumentistas formam um dueto; três, um trio; quatro, um quarteto; cinco, um quinteto; seis, um sexteto; sete, um septeto; oito, um octeto; e nove, um noneto. A partir de dez ou mais músicos, a formação recebe o nome de grupo de câmara. Formações com 20 até 40 músicos, orquestra de câmara.

Sobre a Capela Santa Maria

Localizada no centro de Curitiba, a capela em estilo neoclássico foi construída pela Congregação Marista, em 1939. Restaurada pelo município, foi transformada em sala de concertos, além de ser, desde 2008, a sede da Camerata Antiqua de Curitiba, grupo de coro e orquestra fundado em 1974 e mantido pela Prefeitura Municipal.

Espaço destinado à música erudita, a Capela Santa Maria mantém uma programação permanente de concertos ao longo do ano, trazendo grandes nomes e importantes grupos de música erudita e antiga do Brasil e do exterior.

O espaço conta com sala de concertos, salas para ensaios, produção e acervo de partituras. Tem capacidade para 203 lugares na plateia e 75 lugares nos mezaninos laterais e no primeiro balcão.

A Capela Santa Maria foi inaugurada em 15 de outubro de 1939, como parte do conjunto de edificações que compunham as antigas instalações do Colégio Santa Maria, que funcionou no local por quase 60 anos.

Realização e apoios

O 1º Festival de Música de Câmara de Curitiba é viabilizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura da Fundação Cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba. A produção é da Unicultura com incentivo da Uninter e apoio do Instituto Curitiba de Arte e Cultura – ICAC.

S E R V I Ç O:

1º Festival de Música de Câmara de Curitiba
Data: Etapa final 04 a 09 de julho de 2023

Local: Capela Santa Maria
Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro, Curitiba – PR

Inscrições: até 28 de maio de 2023

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!