Especialistas em marketing participam de congresso em SP

Entre os dias 9 e 11 de maio, centenas de prefeitos e autoridades do estado de SĂŁo Paulo se reuniram em RibeirĂŁo Preto para o 65Âș Congresso Estadual de MunicĂ­pios para tratar das principais questĂ”es envolvidas na administração pĂșblica no estado de SĂŁo Paulo.

Na mesa que pautou o marketing polĂ­tico, direito eleitoral e comunicação pĂșblica, o estrategista de marketing e neurocientista David Silva (sĂłcio-proprietĂĄrio da agĂȘncia de digital de neuromarketing Rumon, com atuação em todo o estado de SĂŁo Paulo) apresentou em sua palestra uma importante relação existente entre marketing polĂ­tico e campanhas publicitĂĄrias de utilidade pĂșblica.

Nas Ășltimas eleiçÔes municipais ocorridas em 2020, as taxas de reeleição de prefeitos foram as maiores desde sua autorização por emenda constitucional. Foram mais de 2.200 polĂ­ticos, quase 70% do total, que mantiveram seu cargo.

Para David Silva, dentre todos os serviços pĂșblicos dentro de uma cidade, sĂł existe um serviço com capacidade de impactar 100% da população, ou seja, a comunicação. “A comunicação pĂșblica tem um impacto decisivo no resultado do marketing eleitoral. […] Muda a vida do governante na prĂłxima eleição”, afirmou em sua fala no Congresso.

Ainda durante sua apresentação, a Ășltima sobre Marketing Eleitoral, demonstrou estudos de casos que comprovam a eficĂĄcia de estratĂ©gias de comunicação, para transformar promessas eleitorais em marcas pĂșblicas fortes. Como, por exemplo, a campanha do Dia Nacional da FamĂ­lia na Escola, promovida pelo Governo Federal em parceria com a ADAG Comunicação, durante o mandato presidencial de Fernando Henrique Cardoso. Desde 1995 atĂ© 2020, o projeto esteve relacionado Ă  queda na evasĂŁo escolar, levando mais de dois milhĂ”es de estudantes para as salas de aula.

O Congresso Estadual de MunicĂ­pios Ă© organizado pela APM – Associação Paulista de MunicĂ­pios, entidade presidida por Fred Guidoni, e contou nesta 65Âș edição com a presença do Governador de SĂŁo Paulo, Tarcisio de Freitas e do Vice-Presidente da RepĂșblica, Geraldo Alckmin, entre outros polĂ­ticos de grande relevĂąncia no estado.

Participaram do evento nomes como Pablo Nobel, estrategista  responsĂĄvel pela campanha do governador de SĂŁo Paulo, Tarcisio de Freitas, e Silvio Salata, advogado e professor de Direito Eleitoral. AlĂ©m deles, o congresso contou com participaçÔes do Cientista PolĂ­tico Kleber Santos, do Consultor PolĂ­tico Giuliano Salvarani e da Jornalista Denize Gurgel, alĂ©m dos advogados Ricardo Vita Porto, Renato Ribeiro de Almeida, FlĂĄvio Henrique Costa Pereira.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!