Dicas para acertar na escolha do piso e revestimento em pequenos ambientes

Segundo dados da Empresa Brasileira de Estudos de PatrimĂŽnio (Embraesp), lofts e apartamentos pequenos sĂŁo tendĂȘncia nos grandes centros, como Ă© o caso de SĂŁo Paulo, onde 76% dos lançamentos tĂȘm atĂ© 45 metros quadrados. Eles sĂŁo a escolha de pessoas que trabalham nas capitais ao longo da semana e migram para o interior aos finais de semana, para os solteiros e casais sem filhos na sua maioria. E quando o ambiente Ă© pequeno e integrado, pensar na decoração como um todo Ă© fundamental para deixar o local aconchegante. Por esse motivo, planejar cada ambiente pode ser indispensĂĄvel para conseguir transparecer a sensação de amplitude nos cĂŽmodos e ainda melhorar a organização e disposição dos mĂłveis e objetos. 

Pensando na fase da reforma, duas questÔes devem ser muito bem avaliadas, pois serão protagonistas nos ambientes: a escolha dos pisos e revestimentos, principalmente em ambientes pequenos e, para auxiliar na escolha, a arquiteta Josi Mizobata, da Cerùmicas Strufaldi, traz algumas dicas:

  1. Cores claras como opção:

As cores claras são adequadas para pequenos espaços, devido a sensação de amplitude. Tonalidades como branco, bege e cinza claro são ideias para este tipo de projeto.

  1. Dica de piso:

Um Ășnico tipo de piso instalado em grande parte da residĂȘncia, principalmente nas ĂĄreas interligadas, como a sala, cozinha e ĂĄrea de serviço, cria uma sensação de espaços maiores, pois tambĂ©m aumenta a sensação de amplitude. Caso o piso seja numa tonalidade clara, a sensação serĂĄ maior ainda.

  1. Revestimentos menores

Os revestimentos menores permitem uma variedade de paginaçÔes mesmo num espaço pequeno, dando a possibilidade de personalização, principalmente em ĂĄreas que o cliente deseja destacar na sua residĂȘncia, como o frontĂŁo da pia, uma parede de fundo no lavabo ou uma parede na ĂĄrea gourmet.

  1. Revestimentos 3D

Devido ao pouco espaço que algumas casas e apartamentos possuem, o revestimento com relevo em 3D precisa ser usado com muito cuidado. Relevos mais suaves podem ser usados em åreas internas, onde darå um leve toque de movimento, sem se tornar algo muito cansativo.

  1. Estilo industrial vintage

O estilo industrial continua em alta no design e na arquitetura, e combina perfeitamente em apartamentos pequenos, no estilo loft e estĂșdio, que estĂŁo em alta novamente. Um dos tipos de revestimentos mais usados dentro desse estilo sĂŁo os retangulares, que foram inspirados nos antigos azulejos instalados nos metrĂŽs de Nova Iorque. AlĂ©m do toque industrial, as tonalidades claras deste tipo de revestimento ampliam o ambiente e ao mesmo tempo Ă© possĂ­vel criar uma paginação personalizada.

Para mais informaçÔes, basta acessar: www.strufaldi.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!