A distância entre o prefeito de Canoas, Jairo Jorge (PSD), e o ex-prefeito e agora deputado federal Luiz Carlos Busato (União) está menor a cada dia. Nesta terça-feira (23) eles cumpriram agendas juntos em Brasília.
A principal pauta foi o Hospital Universitário. O município pede socorro ao Governo Federal para quitar o déficit de R$ 14 milhões da unidade no menor prazo possível. A primeira agenda neste sentido foi com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, que é gaúcho.
No encontro, Jairo Jorge reforçou a urgência para que o Município receba recursos extraordinários para cobrir o déficit. “Viemos até Brasília em busca de ajuda, pois a instituição e os canoenses têm pressa. Este montante, que deveria ter sido aditivado em contrato ainda no passado, agora se acumula em dívidas. Não temos tempo a perder, precisamos que o hospital tenha seus serviços funcionando plenamente, pois ele é responsável pelo atendimento de municípios de várias regiões do estado e não pode ser tratado como instrumento político”, ressaltou o prefeito. O prefeito pediu ajuda na agilidade em liberar recursos provenientes de portarias específicas para a saúde.
Mais tarde, em reunião com o secretário-executivo adjunto do Ministério da Saúde, Elton Bernardo Bandeira de Melo, também com Busato, Jairo tratou exclusivamente sobre a situação do Hospital Universitário. Do encontro, o prefeito saiu com boas perspectivas de quitar a dívida do HU e normalizar plenamente os serviços num período de 30 a 60 dias. Os recursos serão provenientes de um incremento no teto do MAC (Média e Alta Complexidade) que o município pode utilizar.
Relações Institucionais
Já à tarde, em reunião com Maurílio Labanca, gerente de Assuntos Federativos do Ministério de Relações Institucionais, Jairo Jorge tratou sobre emendas parlamentares. Segundo o chefe do Executivo, ecistem recursos destinados para a área da saúde de Canoas que também necessitam de celeridade na liberação.