Centro comunitário em Petrópolis completou um ano

Na cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, encontra-se o Centro Comunitário Flor de Lótus, localizado entre as ruas 24 de Maio e 1º de Maio. Esse projeto surgiu durante a pandemia com o propósito de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Josy Correa, idealizadora do projeto, mobilizou-se para arrecadar e distribuir cestas básicas, fornecendo suporte às famílias necessitadas.

Em 2022, a cidade de Petrópolis enfrentou uma catástrofe decorrente de fortes chuvas. Josy, sendo moradora de uma das áreas mais atingidas, uniu esforços e recursos para continuar o trabalho do projeto. Com o apoio de voluntários engajados, o Centro Comunitário Flor de Lótus recebeu contribuições materiais e imateriais, como alimentos, água, roupas, cobertores e ideias.

O Centro Comunitário Flor de Lótus completou recentemente seu primeiro ano de existência. Desde sua criação, tem sido um local que proporciona acompanhamento da saúde dos assistidos, orientações sobre saúde bucal e uma variedade de ações educacionais. Além disso, o projeto busca conscientizar a comunidade sobre as realidades de ser negro e periférico no Brasil, promovendo debates e reflexões.

“O projeto se iniciou com reuniões ocorridas sobre a laje de minha casa. Lá eu ouvia cada pessoa e tomava nota sobre suas necessidades para, em seguida, batalhar por recursos”, explica Josy Correa.

Josy destaca a importância do projeto para as crianças e suas famílias, sendo uma das maiores alegrias observar os benefícios gerados. O Centro Comunitário Flor de Lótus enfrenta desafios de diferentes naturezas, mas a liderança de Josyana é movida pelo desejo de promover o bem-estar do próximo.

O Centro Comunitário Flor de Lótus não apenas presta assistência social, mas também busca fortalecer os laços comunitários e promover a igualdade de oportunidades na periferia de Petrópolis.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!