App pet oferece funcionalidades gratuitas para causa animal

Cerca de 185 mil (184.960) animais abandonados ou resgatados apĂłs maus-tratos vivem sob os cuidados de entidades e grupos de protetores no paĂ­s, entre cĂŁes (177.562 – 96%) e gatos (7.398 – 4%). A informação faz parte de um estudo realizado pelo IPB (Instituto Pet Brasil) junto a 400 ONGs (OrganizaçÔes NĂŁo Governamentais) de todo o Brasil.

Nesse cenårio, surgem iniciativas como a OurPet, pet tech que funciona como rede social pet, associada da AB Pet Tech (Associação Brasileira Pet Tech). A empresa de tecnologia e inovação atua com soluçÔes para problemas que envolvem o setor pet.

Rafael Barioni, CEO e fundador da OurPet e presidente da AB Pet Tech, conta que o “app animal” oferece soluçÔes gratuitas em prol da causa para ONGs, lares e abrigos, alĂ©m de promover a interação lĂșdica entre os “apaixonados” por animais, como “SOS Pet”, “Animal Friends” (adoção consciente) e “Feira Virtual” de animais disponĂ­veis para adoção.

“Preventivamente, a aplicação do SOS Pet tenta evitar que um animal esteja em uma situação de vulnerabilidade e ausĂȘncia de um lar”, explica. “E se, mesmo assim, um animal se perder, o usuĂĄrio pode adotar pets abandonados atravĂ©s de ‘Feiras Virtuais’ ou contribuir financeiramente para projetos que visam melhorar as condiçÔes de vida dos pets”, afirma.

Barioni conta que a OurPet incentiva adoçÔes conscientes atravĂ©s da certificação Animal Friends, evitando atitudes por impulso, maus-tratos e abandono, alĂ©m de permitir aos usuĂĄrios a promoção de encontros entre os animais de comportamento similar – como um app de relacionamento.

O Silvio Cabral Jr, CTO e Co-fundador da OurPet explica como funcionam o SOS Pet, a Animal Friends (adoção consciente) e a Feira Virtual de animais disponíveis para adoção nos tópicos a seguir:

  • SoS Pet: a rede social possui um sistema de alerta para casos emergenciais envolvendo animais abandonados ou feridos. “Por meio da ferramenta, os usuĂĄrios podem receber notificaçÔes sobre casos especĂ­ficos em sua regiĂŁo e contribuir financeiramente para ajudar na recuperação dos pets em situação crĂ­tica”, explica Silvio Cabral Jr., CTO da startup.
  • Animal Friends (adoção consciente): trata-se de um certificado de que o adotante – por orientação das entidades, lares e abrigos – atesta que nunca se envolveu em uma situação de abandono e maus-tratos de animais. “O certificado custa R$ 50 por adotante, valor que Ă© revertido para a entidade certificada. O recurso Ă© uma alternativa em relação Ă s rifas, pedidos de contribuição em redes sociais e grupos, e ainda combate a adoção por impulso”.
  • Feira Virtual: a solução aumenta a exposição dos animais disponĂ­veis, mas nĂŁo substitui a necessidade do contato em que o pet adota o seu humano, afirma Barioni. “A proposta Ă© facilitar o acesso de descrição, fotos e vĂ­deos sobre os animais que precisam de um lar – uma opção frente Ă s feiras presenciais que, em geral, sĂŁo realizadas nos mesmos locais, com o mesmo pĂșblico.

Silvio Cabral Jr, tambĂ©m sĂłcio da OurPet, chama atenção para o Dia Nacional da Adoção, comemorado no dia 25 de maio, como sendo uma data para a conscientização das pessoas sobre a importĂąncia desse ato. “É uma possibilidade de uma criança ou adolescente pertencer e conviver com uma famĂ­lia que o aceita como integrante. No entanto, viemos realçar tambĂ©m um outro tipo de adoção importante: o de animais”, finaliza. 

“Por conta de suas funcionalidades, a OurPet se tornou uma das principais plataformas on-line dedicadas Ă  causa animal no Brasil, atingindo, inclusive, 10 das 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento SustentĂĄvel) da ONU (Organização das NaçÔes Unidas)”, conclui Barioni.

Para mais informaçÔes, basta acessar: https://ourpet.com.br/

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!