22.7 C
Canoas
14 de dezembro de 2024

Muro de Escola em Canoas com risco de desmoronar é parcialmente derrubado

Uma contenção provisória será erguida pelo Município e a reconstrução será feira pelo Estado

CLIQUE AQUI e receba as notícias no WhatsApp

Uma ação conjunta da Defesa Civil, Secretaria de Obras, e outros órgãos municipais de Canoas realizaram na noite da última sexta-feira (26) a derrubada de parte do muro da Escola Estadual Cônego José Leão Hartmann, no bairro Guajuviras.

A remoção de uma parcela da estrutura teve o objetivo de eliminar o risco de queda sobre residências próximas ao local. “Concluímos a parte que representava risco aos moradores e era onde passava o corredor de uma casa vizinha. A outra parte do muro, que também faz divisa com residências, não apresenta riscos iminentes. O nosso dever é sempre cuidar e preservar a vida das pessoas”, explica o secretário especial da Defesa Civil, Igor Souza.

Em razão de ser uma escola estadual, o governo do Estado do Rio Grande do Sul precisou autorizar o município para a derrubada com uso de mão de obra e maquinário da Prefeitura.

As equipes realizaram um estudo de intervenção ainda no início da semana, com uma análise do local e a elaboração de um plano de trabalho. Na quinta-feira, o prefeito Jairo Jorge contatou o Governo Estadual solicitando a liberação.

Com a autorização sinalizada, o processo prático ocorreu ao longo da sexta-feira (26). Ainda pela manhã, os moradores foram avisados e integrantes da Engenharia do Estado estiveram no endereço. A movimentação de máquinas teve início no período da tarde e a execução da derrubada começou no início da noite. Os trabalhos foram concluídos por volta das 21h30.

Uma contenção provisória será erguida pelo Município e o processo de reconstrução ficará sob a responsabilidade do Estado.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!