Consulta em centro médico hospitalar contribui para agilizar tempo dos pacientes

Os centros mĂ©dicos instalados em hospitais sĂŁo uma opção para otimizar o tempo dos pacientes e dos mĂ©dicos, jĂĄ que oferecem estrutura completa com consultĂłrios, centro de diagnĂłstico, centro cirĂșrgico, UTIs, alas de internação, entre outros serviços, em um local Ășnico, oferecendo conforto e agilidade ao paciente, sem a necessidade de deslocamento.

É o caso do Hospital VITA, em Curitiba, que oferece atendimento em consultórios climatizados, prontuários eletrînicos, acesso à internet, espaços de recepção e espera, salas de procedimentos, central de atendimento ao paciente integrada com todos os setores do hospital e disponibiliza mais de 30 especialidades, dentre elas oftalmologia e otorrinolaringologia.

As consultas eletivas, isto Ă©, aquelas agendadas com antecedĂȘncia, sĂŁo preventivas, de rotina ou para diagnosticar algo que a pessoa esteja sentindo. O mĂ©dico oftalmologista Hilton Vargas Amaral Filho conta que os principais motivos que levam o paciente ao consultĂłrio sĂŁo: vista cansada, dificuldade de focalizar para longe ou para perto, Ăłculos vencidos, coceira e cefaleia. Segundo o especialista, os casos mais comuns sĂŁo a troca de grau das lentes dos Ăłculos, catarata, glaucoma (pressĂŁo alta do olho) e problema de retina.

O Dr. Hilton informa que as consultas oftalmológicas devem ser realizadas a partir dos seis meses de vida e o recomendado é fazer a reavaliação de ano em ano, principalmente em pessoas com mais de 60 anos.

O oftalmologista do Hospital VITA lista alguns cuidados bĂĄsicos para a saĂșde ocular:   

– Consultar regularmente, uma vez ao ano, para fazer os exames de rotina: tonometria (medida de pressĂŁo intraocular); refração (mede o grau dos Ăłculos, se necessĂĄrios) e fundo de olho (exame da retina e nervo Ăłptico). SĂŁo importantes para detectar doenças como glaucoma e degeneração macular, mais frequentes a partir dos 50 anos.

– NĂŁo fazer uso de colĂ­rio sem prescrição, pois pode causar cegueira. Somente os colĂ­rios de lĂĄgrimas artificiais estĂŁo liberados para uso diĂĄrio para quem trabalha em ambientes com ar-condicionado e fica com o olho ressecado. A poluição tambĂ©m provoca esse desconforto.

– Evitar esfregar os olhos quando sentir coceira ou irritação.

– Na presença de ciscos ou coceira, deve-se lavar com bastante ĂĄgua ou usar um colĂ­rio de lĂĄgrima artificial.

– Retirar a maquiagem: delineador, mĂĄscara para cĂ­lios, sombra ou qualquer outro item de maquiagem podem causar alergias e irritação. Deve-se evitar o contato prolongado com a regiĂŁo dos olhos e optar por demaquilantes ou sabonete neutro para lavar pĂĄlpebras e cĂ­lios.

– Higienizar as lentes de contato de acordo com a prescrição.

– Óculos escuros: sĂł com proteção solar. Usar Ăłculos sem proteção contra os raios ultravioletas UVA e UVB aumenta os riscos de doenças como a catarata e a degeneração macular.

– Evitar olhar para a tela por longos perĂ­odos – o uso excessivo de computadores, tablets e celulares pode causar dores de cabeça e astenopia (vista cansada). A sugestĂŁo do oftalmologista Ă© fazer intervalos a cada duas horas, por pelo menos 10 minutos.

Na otorrinolaringologia, o mĂ©dico Jonatah Riccio, revela que as principais queixas dos pacientes sĂŁo dor farĂ­ngea (de garganta), pressĂŁo facial, cefaleia e tosse. Dores de ouvido e tonturas tambĂ©m sĂŁo muito comuns, assim como disfonia (rouquidĂŁo), febre e mal-estar geral e hipoacusia (surdez parcial ou total). “Os casos mais comuns nas consultas eletivas sĂŁo as infecçÔes de vias aĂ©reas superiores que incluem amigdalites, sinusites, gripes e outras patologias. TambĂ©m vivenciamos labirintopatias e otites”, destaca o especialista do Hospital VITA.

Quanto Ă  faixa etĂĄria, o otorrinolaringologista conta que nĂŁo hĂĄ predomĂ­nio. “Atendemos pessoas desde o nascimento atĂ© senilidade, com as principais patologias concomitantes com a idade e sem predominĂąncia de sexo”, ressalta. 

O médico destaca alguns håbitos simples do dia a dia que podem fazer a diferença e evitar problemas de garganta, nariz e ouvidos:

– Secar os ouvidos apĂłs banhos de mar e piscina sĂŁo benĂ©ficos, mas sĂł com a toalha, por fora;

– NĂŁo utilizar hastes flexĂ­veis;

– Evitar receitas caseiras de colocar Ăłleo, cones, sem orientação mĂ©dica;

– Evitar mudanças bruscas de temperatura;

– Profissionais que usam muito a voz, como cantores, palestrantes, professores e telefonistas devem realizar hidratação constante. Ingerir bastante ĂĄgua e fazer pausas ajuda a evitar problemas de garganta.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!