InteligĂȘncia Artificial pode ser aliada do call center

A chegada do ChatGPT no mercado trouxe Ă  tona questĂ”es sobre InteligĂȘncia Artificial e o potencial revolucionĂĄrio da tecnologia. Hoje, o sistema jĂĄ Ă© utilizado em call centers no formato de atendimentos virtuais.

Uma pesquisa realizada no fim de 2021, a TIC Empresa, realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br), apontou que 22% das empresas pequenas e 37% das grandes, jå implementaram a IA em seus processos. Não é chocante, considerando o quanto isso pode impulsionar os negócios.

Utilizar a InteligĂȘncia Artificial nos call centers, colabora para a redução de custo e aumenta significativamente a eficiĂȘncia dos atendimentos. O uso da tecnologia agregada com a inovação do IA no negĂłcio, possibilita suprir Ă s expectativas do cliente, pois assim Ă© possĂ­vel atender uma quantidade maior de chamadas, garantindo a eficiĂȘncia do serviço prestado.

Uso de bots

A utilização dos “bots” na parte inicial dos atendimentos permite que o cliente consiga resolver dĂșvidas pontuais e mais simples de forma mais rĂĄpida, e garante que o agente humano seja acionado para questĂ”es mais complexas. Ou seja, a qualidade do atendimento humano tambĂ©m aumenta ao reduzir a quantidade de conversas entre o agente humano e o cliente.

A chave das soluçÔes de chatbots Ă© a aplicação de tecnologias de aprendizagem automĂĄtica, robĂŽs que compreendam a intenção do cliente e proporcionem uma experiĂȘncia de conversação Ăłtima durante todo o processo, ao alcance de todos os perfis de usuĂĄrio. O Brasil Ă© um dos paĂ­ses que mais utilizam robĂŽs de conversação em todo o mundo. 

Utilizar a IA para melhorar a experiĂȘncia do cliente pode ser um diferencial frente Ă s outras empresas. Graças Ă  automatização dos processos, Ă© possĂ­vel obter um melhor controle e vinculação com os dados do negĂłcio, alĂ©m de agilizar e simplificar os fluxos de trabalho atravĂ©s da tecnologia. Implantar um bot nos serviços de atenção ao cliente permite oferecer um serviço personalizado, eficiente e disponĂ­vel 24 horas por dia.

AnĂĄlise de dados

Outro ponto essencial do uso de IA no atendimento ao cliente de forma virtual é a possibilidade de anålise de dados que são, voluntariosamente, disponibilizados pelo cliente. Assim, é possível determinar as características e necessidades do atendimento, ao entrar em contato com clientes que estão cada dia mais exigentes, ao entregar informaçÔes para que os agentes possam prestar um serviço de maior qualidade.

Diferente de uma ideia futurista temerosa de robĂŽs dominando humanos, existe a de que proporcionarĂŁo mais qualidade e eficiĂȘncia nos atendimentos, colaborando para criar clientes mais satisfeitos, principalmente por nĂŁo ser mais necessĂĄrio perder tanto tempo para encontrar uma solução para o problema, que pode ser solucionado na velocidade de um atendimento “bot”.

*ConteĂșdo produzido por OctĂĄvio Fernandes, CEO da Abai Brasil.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!