Menos de 20% das crianças foram vacinadas contra a gripe em Canoas

Cerca de 77 mil canoenses foram imunizados contra a gripe na cidade

CLIQUE AQUI e receba as notícias no WhatsApp

A campanha nacional de vacinação contra a gripe registra uma adesão abaixo do esperado em Canoas. O público infantil apresenta o menor percentual de imunização. Das 25.816 crianças entre seis meses e seis anos, apenas 4.418 se vacinaram, o que representa 16,70%. A preocupação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aumenta com a proximidade do inverno, estação marcada pela alta nos casos de doenças respiratórias.

Cerca de 77 mil canoenses foram imunizados contra a gripe na cidade, o que corresponde a 46,35% da meta, que é atingir pelo menos 90% da população apta a receber a dose. Entre as imunizadas está a canoense Bianca Bastos, 16 anos, que compareceu à Unidade de Saúde Santa Isabel, no Centro, acompanhada do pai Sandro Bastos. “Eu faço a vacinação todo ano. Não é apenas uma questão pessoal, é algo que afeta todo mundo, especialmente agora que está começando o inverno e muita gente fica gripada”, ressalta.

Importância da vacinação

A imunização contra a gripe reduz a gravidade da doença, principalmente em idosos e pessoas com comorbidades, evita hospitalizações e ajuda a diminuir a sobrecarga de atendimento nos serviços de saúde. Nas crianças, impede o desenvolvimento de quadros severos, como a síndrome respiratória aguda grave (SRAG). Além disso, as crianças contaminadas são vetores de alta transmissão do vírus influenza e podem transmitir para toda a família, inclusive para os avós, que são mais vulneráveis à doença.

Onde se vacinar

Em Canoas, a vacinação contra a gripe está disponível para a população a partir de seis meses de idade, de segunda a sexta-feira, em todas as unidades de saúde, das 8h às 17h, e na Central de Vacinas, das 7h às 19h (para população acima de 12 anos). Aos sábados, ocorre na Santa Isabel e no evento Prefeitura na Rua. Para se vacinar, basta apresentar o CPF ou o cartão do SUS.

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!