Dia Mundial do Meio ambiente Ă© comemorado em 5 de junho

Em 5 de junho, comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, estabelecido pela Organização das NaçÔes Unidas (ONU), em 1972, durante a ConferĂȘncia de Estocolmo.

Esta data visa conscientizar a sociedade sobre a crescente necessidade de proteger e cuidar do meio ambiente, além de ser uma oportunidade de abordar os impactos que as empresas causam ao planeta.

“Em um mundo no qual a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade estĂŁo em constante crescimento, Ă© crucial que todas as ĂĄreas da sociedade se envolvam na adoção de prĂĄticas mais conscientes e responsĂĄveis. Esta data Ă© importante para refletirmos sobre as nossas prĂĄticas, como estamos inseridos nesse contexto e de que forma podemos evoluir ainda mais neste sentido”, salienta Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News & NegĂłcios.

Conectadas a esses objetivos, algumas empresas vĂȘm revolucionando o mercado, trazendo modelos de negĂłcios inovadores e que corroboram para que seja possĂ­vel atingir a agenda da ONU atĂ© 2030.

“Cuidar do ecossistema ambiental Ă© fundamental para nossa geração e as futuras. NĂŁo existe planeta B, nĂŁo existe “jogar fora”. Por isso, emissĂ”es de carbono, economia circular, geração de energia limpa e renovĂĄvel, reciclagem de resĂ­duos sĂłlidos e orgĂąnicos, sĂŁo pontos fundamentais para que a iniciativa privada exerça seu papel de empresa cidadĂŁ”, comenta Hugo Bethlem, cofundador e chairman do Instituto Capitalismo Consciente Brasil.

Segundo o estudo global Vida Saudåvel e Sustentåvel 2022, 84% dos brasileiros querem reduzir o impacto pessoal sobre o planeta. O levantamento ainda mostra que na percepção do consumidor, marcas de cuidado pessoal, de produtos de limpeza, e de alimentos e bebidas estão mais empenhadas em serem ecologicamente corretas.

“É preciso conscientizar a sociedade sobre a importĂąncia reduzir, monitorar e incentivar a fiscalização dos contaminantes emergentes, que sĂŁo substĂąncias, geradas pelos processos produtivos industriais e contidos nos materiais e produtos  domĂ©sticos, que por meio dos efluentes que geram, alcançam e contaminam o meio ambiente”, explica Diogo Taranto, especialista em gestĂŁo e tecnologias ambientais, diretor de Desenvolvimento de NegĂłcios no Grupo Opersan.

O compromisso das empresas com a responsabilidade socioambiental e a transparĂȘncia na divulgação de atributos de sustentabilidade de produtos e açÔes em ESG sĂŁo fundamentais, principalmente para auxiliar a escolha do consumidor.

“A sustentabilidade Ă© um caminho sem volta e representa muito mais que uma tendĂȘncia. Temos observado eventos climĂĄticos extremos, como: altas temperaturas, derretimento de geleiras e aumento do nĂ­vel dos oceanos, tempestades severas que vĂȘm causando enchentes e deslizamentos de terras, aumento da seca e dos perĂ­odos de estiagem, alĂ©m do aumento do volume e frequĂȘncia de chuvas. Cuidar de todas as formas de vida, da economia, da saĂșde e do meio ambiente Ă© preciso para garantir a sobrevivĂȘncia no planeta”, finaliza Vininha F. Carvalho

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: ConteĂșdo protegido!