Canoas se prepara contra possíveis efeitos do El Niño

Boletins meteorológicos serão monitorados por agentes da Defesa Civil

CLIQUE AQUI e receba as notícias no WhatsApp

A Prefeitura de Canoas está preparando um conjunto de ações de prevenção e estratégias de resposta no município diante de possíveis efeitos climáticos resultantes do fenômeno El Niño sobre a América do Sul. A elaboração das estratégias e organização dos recursos tecnológicos será de responsabilidade do recém-criado Escritório de Resiliência Climática.

O foco da nova pasta vem ao encontro da preocupação apresentada com o El Niño, que é a antecipação e a prevenção aos possíveis danos causados por fenômenos climáticos. “O Escritório de Resiliência Climática foi criado com o objetivo de mitigar as ações decorrentes dos fenômenos climáticos na cidade, traçando estratégias adequadas para enfrentar estes fenômenos e suas consequências. Os protocolos de prevenção, o monitoramento climático e também o desenvolvimento de projetos ajudarão a amenizar os impactos para Canoas“, explica o secretário de Resiliência Climática, Aristeu Ismailow.

Ainda segundo o secretário Aristeu, com planejamento será possível traçar as estratégias mais adequadas para o combate e enfrentamento às ameaças. Os protocolos de prevenção e alerta serão executados de acordo com o cenário de cada situação. 

El Niño

O evento climático, segundo a Administração Nacional de Oceanos e Atmosfera dos Estados Unidos (NOAA), deve se posicionar sobre o Oceano Pacífico Equatorial, entre a segunda metade de junho e o começo de julho. “O fenômeno em si não irá passar por Canoas ou atuar diretamente na cidade. O El Niño se forma lá no Oceano Pacífico na linha do Equador e, a partir disso, a atmosfera reage com alterações na chuva e temperatura em diferentes partes do mundo”, afirma a meteorologista da MetSul Meteorologia, Estael Sias.

Boletins das condições do tempo

Um dos braços do Escritório de Resiliência Climática é a Defesa Civil de Canoas. O órgão é responsável por comunicar e alertar, com a maior antecedência possível, a previsão de tempo severo, vento, raios e granizo. A divulgação desses boletins será feita por meio dos canais oficiais de comunicação da Prefeitura.

O que o El Niño pode causar?

– Aumento do volume e frequências da chuva

– Maior risco de alagamentos e enchentes

– Maior risco de temporais na primavera

– Redução da chegada de massas de ar frio e tendências de temperatura acima da média, mas o frio ainda ocorrerá, entretanto, em curtos períodos.

Fonte: MetSul Meteorologia

MATÉRIAS RELACIONADAS

MAIS LIDAS

error: Conteúdo protegido!